ESPANHA

Espanha (em castelhano e galego España, em catalão e valenciano Espanya, em basco Espainia e em aranês Espanha) é um país situado na Península Ibérica. O território principal é delimitado a sul e a leste pelo Mar Mediterrâneo, com excepção de uma pequena fronteira com o território britânico ultramarino de Gibraltar; a norte por França, Andorra e pelo Golfo da Biscaia e a noroeste e oeste pelo Oceano Atlântico e por Portugal. O território espanhol inclui ainda as Ilhas Baleares, no Mediterrâneo, as Ilhas Canárias, no Oceano Atlântico, próximas da costa Africana e duas cidades autónomas no norte de África, Ceuta e Melilla, que fazem fronteira com Marrocos.


Com uma área de 504.030 km², Espanha é o segundo maior país da Europa Ocidental e da União Europeia, depois de França.

Devido à sua localização, o território Espanhol foi sujeito a muitas influências externas desde os tempos pré-históricos. Por outro lado, o próprio país foi uma importante fonte de influência para outras regiões, principalmente durante a Era Moderna, quando se tornou um império mundial que deixou como legado mais de 400 milhões de falantes de espanhol espalhados pelo mundo.

Espanha é uma democracia organizada sob a forma de um governo parlamentar sob uma monarquia constitucional. 

Como vivo em Portugal, país com uma longa fronteira com Espanha, penso que Espanha terá sido o primeiro país estrangeiro que visitei, em especial porque sempre passei as férias do Verão em Vilamoura no Algarve que ficava muito perto da fronteira com o sul de Espanha. De qualquer forma, além destas incursões verónicas, já estive neste país inúmeras vezes, a maior parte das vezes de passagem, em férias de ski, em viagens de trabalho, mas também ocasionalmente em férias como quando estive em Tenerife. Assim apesar de não puder dizer que passei férias em Espanha à séria, é dos países a que já fui mais vezes.


1. REGIÃO MADRID

1.1 MADRID


Madrid é a capital e a maior cidade de Espanha. Como capital é sede do governo e residência do monarca espanhol sendo também o centro político do país.

Já estive diversas vezes em Madrid mas sinto que não é das cidades que conheço melhor...

Apesar de Madrid possuir uma infra-estrutura moderna, preservou a aparência de muitos de seus bairros históricos e ruas. Os seus marcos incluem o Palácio Real de Madrid que é um dos mais grandiosos da Europa. Modelado a partir do Palácio de Versailles, é ainda maior do que o original com 2.000 quartos, o Teatro Real construído em 1850 como o Teatro de la Ópera, esteve em perigo de colapso por meados dos anos 1920. Felizmente, a extensas renovações salvou o edifício da demolição, o Parque do Buen Retiro, fundado em 1631 é parque mais popular em Madrid dispõe de um grande lago, monumentos e museus vários dos quais o Museo del Ejército é o mais notável; O edifício da Biblioteca Nacional, fundada em 1712, que contém alguns dos arquivos históricos de Espanha; um Museu Arqueológico, e o Triângulo Dourado da Arte, localizado ao longo do Paseo del Prado e composto por três museus de arte: Museu do Prado que tem um conjunto importante de obras, incluindo a maior colecção de pintura espanhola, com obras importantes de Goya e Velázquez, o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, um museu de arte moderna, e o Museu Thyssen-Bornemisza, alojado no renovado Palácio de Villahermosa.

Outros marcos importantes da cidade são: A Plaza Mayor tem a forma de um quadrado desenhado simetricamente e está rodeada por elegantes arcadas edifícios de tijolo encarnado. É uma das praças mais bonitas da Europa. A Puerta de Alcala foi construída em 1778 pelo arquitecto italiano Sabatini. O portão neoclássico é um dos melhores de Madrid símbolos conhecidos, apresentando no postais ilustrados. A Catedral de Almudena, um edifício surpreendentemente novo com um interior moderno foi consagrada recentemente em 1993, após um processo de construção que levou mais de 100 anos.





A Gran Via é uma vitrine da arquitectura do início do século XX, é uma grande rua de criada entre 1904 e 1929. O marco mais famoso ao longo da rua no edifício Metropolis 1911. Na zona central de Madrid são inúmeros os edificios que merecem uma fotografia, nomeadamente na Gran via no Paseo del Prado e na zona da Puerta del Sol que um dos lugares mais movimentados e mais conhecidos em Madrid, o centro (km 0) da rede radial de estradas espanholas, o lugar do famoso relógio cujo sino marca o tradicional acto de comer as doze passas no início de um novo ano e ainda onde fica a estátua de um urso, o símbolo de Madrid... 



De resto, a Plaza de Cibeles é conhecida pela sua famosa fonte da deusa Cibele, um dos símbolos mais importantes de Madrid. A praça está cercada por um fabuloso edifício que é desde 2007 a Câmara da cidade mas que foi originalmente construído no início do século XX como a sede para o serviço postal do país.  O Arco de la Victoria é um arco triunfal com 39 m construído pelo ditador Franco em 1956 como uma homenagem à vitória do seu exército na guerra civil. Também a Plaza de España é uma das praças mais bonitas de Madrid. No centro desta praça há um monumento ao famoso escritor espanhol Miguel de Cervantes, autor de Don Quixote.




Os constrastes em Madrid são a meu ver bem definidos, penso que em geral é relativamente fácil distinguir as diferentes zonas arquitectónicas... Por exemplo, toda a zona da Plaza Mayor tem um estilo próprio. A Plaza de Santa Ana é uma praça localizada no bairro literário de Madrid, está rodeada por um teatro e vários cafés, bares e restaurantes. Na praça há monumentos em honra dos dramaturgos mais famosos do país.A Estação de Atocha, também de distingue do resto, é a maior estação ferroviária de Madrid foi construída em 1892. Uma expansão em 1992, quadruplicou o tamanho da estação e transformou o antigo prédio num jardim tropical.




Já numa outra zona da cidade, ainda bastante central imperam as construções mais modernas e os bairros mais verdes...




2. REGIÃO CATALUNHA 

2.1 BARCELONA


Barcelona é a capital e a cidade mais populosa da Catalunha e a segunda maior cidade de Espanha e a maior metrópole da Europa, na costa do Mediterrâneo.

Está localizada na costa do Mediterrâneo entre a foz dos rios Llobregat e Besòs e é limitada a oeste pela Serra de Collserola (512 m).

Fundada como uma cidade romana, Barcelona tornou-se a capital dos condes de Barcelona e após a fusão com o Reino de Aragão, tornou-se uma das cidades mais importantes da Coroa de Aragão. Sitiada várias vezes durante sua história, Barcelona é hoje um importante centro cultural e um importante destino turístico com uma rica herança cultural. Barcelona é 16ª cidade mais visitada do mundo e a quarta mais visitada na Europa depois de Paris, Londres e Roma. Particularmente conhecidas são obras arquitectónicas de Antoni Gaudí e Lluís Domènech i Montaner, que foram designadas Património Mundial da UNESCO.

Como a capital da Catalunha, Barcelona abriga a sede do governo catalão, conhecido como Generalitat de Catalunya, destacam-se o poder executivo, o Parlamento, e do Supremo Tribunal da Catalunha

Na cidade a Sagrada Família é o marco mais famoso de Barcelona. A igreja modernista está longe de ser concluída, faltam várias décadas mais antes do prédio e suas 18 torres estarem terminados. De resto, podem começar a visita ao resto da cidade pela Plaza de Catalunya no ínicio do Bairro Gótico, é a praça mais movimentada, fica entre a antiga cidade e o distrito modernista. É também o início da Rambla, famosa avenida da cidade. La Rambla é a rua mais famosa de Barcelona, ​​sempre lotada com os moradores e turistas. Parte da avenida pedonal liga a Pirenéus de Catalunya, ao Port Vell. A Catedral de Barcelona está localizada no coração do Bairro Gótico, foi construída entre 1298 e 1460 e fachada gótico foi concluída no final do século XIX.






O Port Vell, anteriormente um porto obsoleto, foi transformado numa moderna marina e centro de entretenimento. O recinto possui o maior aquário da Europa. O Moll d'Espanya é uma continuação de la Rambla, sendo uma zona comercial no Port Vell. Quando desceram La Rambla e antes de chegarem ao Port Vell não deixem de reparar na bonita praça cheia de luz onde podem o Monumento a Colom o Colombo é uma coluna de 60m de altura construída em 1888 em homenagem ao famoso explorador que chegou ao Barcelona depois de sua descoberta da América. 




Ainda ao longo da costa para este têm à La Barceloneta um bairro da cidade-velha construído durante o século XVIII para os moradores do bairro Ribera que tinham sido deslocadas pela construção da Ciudadela de Barcelona. A Praia de Barceloneta ganhou status como a melhor praia urbana do mundo e terceira melhor praia do mundo, de acordo com o documentário "Worlds Best Beaches" produzido pelo Discovery Channel em 2005. 




Na verdade, Barceloneta é famosa não só pela sua praia de areia mas também pelos muitos restaurantes, discotecas ao longo do calçadão e monumentos como o da artista alemã Rebecca Horn "Homenatge a la Barceloneta" e a escultura do moderno Frank Gehry o Peix d'Or, ou Gehry`s Peix, localmente conhecido como Peix, no lugar onde a praia dá lugar ao Porto Olímpico .



Um pouco mais para o interior fica a La Vila Olímpica del Poblenou. Foi construída no final de 1980 e início de 1990 para os Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992. A sua construção foi concebida por Oriol Bohigas, David Mackay e Albert Puig Domènec como uma área residencial no distrito industrial de Poblenou, que sofreu uma regeneração, mas a expropriação maciça envolvida, bem como a destruição de uma parte considerável do distrito, incluindo fábricas da Revolução Industrial de valor arquitetônico, como fábrica Foret geraram polémica. 




Ali próximo podem visitar o Parc de la Ciutadella foi criado no final do século XIX, substituindo uma grande fortaleza. É a casa de um jardim zoológico, museus e do parlamento catalão. E eguindo para norte têm o Arco do Triunfo, um arco triunfal com tijolos coloridos em estilo mudéjar, foi construído originalmente como o portão de entrada para a Exposição Universal de 1888.

A norte do Arco do Triunfo entram no Eixample, um distrito desenvolvido na segunda metade do século XIX, famoso pela sua arquitectura moderna maravilhosa e onde se podem encontrar vários edifícios de Gaudi como a casa Batló e a Milá. A colorida Casa Batlló, um edifício do século XIX remodelado, é uma das muitas obras de Gaudí em Barcelona. O seu interior modernista único é tão fascinante como o seu exterior surreal. A Casa Milà é outro dos muitos edifícios de Antoni Gaudí, em Barcelona. Foi seu último trabalho antes de dedicar sua vida à construção da Sagrada Família.

No Esquerra de L' Eixample têm Parc Joan Miró, foi criado na década de 1980 como uma homenagem a um dos filhos favoritos de Barcelona, ​​o artista surrealista Joan Miró. O parque possui uma das suas esculturas modernas. Não muito longe fica o Parc de l'Espanya Industrial, um parque modernista criado em 1985. Há várias esculturas no parque, bem como uma série de torres de aspecto futurista.




Ali perto têm a Plaza d'Espanya, uma grande praça localizada no sopé da colina Monjuïc. A partir daqui pode-se caminhar até a colina para o Palau Nacional ao longo da cascata de quedas d'água da Fonte Mágica. O Palau Nacional é um grande edifício no Monte Montjuïc construído para a Exposição Internacional de 1929. É o lar do Museu Nacional de Arte da Catalunha. A Fonte Mágica à frente do palácio foi construída para a Exposição Universal 1929, como parte de uma grande série de cascatas e fontes. Durante as noites de Verão, esta grande fonte é animada com luz colorida.

Nas imediações ficam: o Arenas de Barcelona, ​​construído originalmente em 1900 como uma praça de touros, foi convertido num complexo comercial e de lazer. O terraço do último piso oferece vistas excelentes sobre a área. O Mies van der Rohe Pavilion, uma obra-prima por Mies van der Rohe é considerado um marco na arquitectura do século XX. Foi originalmente construído como o pavilhão alemão para a Exposição Internacional de 1929. A Torre Agbar com 142 metros, é um dos edifícios mais altos de Barcelona. O seu revestimento colorido e forma pouco ortodoxa tornam-na numa notável visão, especialmente à noite. 




Dêem uma saltada ao Montjuïc é um monte localizado perto do centro de Barcelona. A área possui muitas atracções como o Poble Espanyol e da Torre Calatrava, um legado da Exposição de 1929 e Jogos Olímpicos de 1992. O Poble Espanyol é uma cidade simulada construída para a Exposição Internacional de 1929. É agora uma atracção turística popular, com bares, restaurantes e lojas. As casas de mostram a diversidade da arquitetura espanhola.




Daqui podem ver bonitas vistas da cidade e se quiserem apanhar um teleférico de volta ao centro. O teleférico liga o Montjuïc ao Port Vell.




Já mais para norte fica o Parque Guell, um parque não convencional é uma das mais famosas obras de Gaudí e um imperativo para qualquer visitante de Barcelona. O parque é um património mundial da UNESCO desde 1984.




2.2 BAQUEIRA-BERET

Baqueira Beret é é a maior estância de ski nos Pirenéus espanhóis, fica no coração dos Pirenéus, no Vale de Aran, Lleida, na Catalunha.

A área de ski que está dividida em três zonas diferentes, Baqueira, Beret e Bonaigua, estende-se desde os 1500 até aos 2510 metros com quase 2000 hectares, 110 km de pistas marcadas e 7 km de esqui cross-country. As pistas em geral são longas e largas e devido à sua orientação tem um recorde de neve durante o inverno. Tudo isto faz de Baqueira-Beret uma das melhores estâncias de ski de Espanha e a favorita da família real espanhola.

Grande parte desta região do Vale Aran e Sobirá Pallars é composta de mais de 50 pequenas populações rurais, cada uma com pedra e casas de madeira e antigas igrejas românicas. O resort foi fundado há 60 anos.




(2.3 ANDORRA)

Apesar de Andorra ser um país independente de Espanha fica nesta região pelo que aproveito para referi-lo. Se quiser saber mais vão ao meu Post de Andorra.


3. REGIÃO DA ANDALUZIA

3.1. SEVILHA

Sevilha é a capital artística, histórica, cultural e financeira do sul de Espanha.

Spal é o mais antigo nome conhecido para Sevilha. Parece estar relacionado com a colonização fenícia do sudoeste da Península Ibérica, e significa "terras baixas". Durante o domínio romano, o nome foi latinizado como Hispalis. Após a invasão moura, este nome evoluiu para Ishbiliya devido a um fenómeno peculiar à fonética árabe, denominado imela, segundo o qual o a tônico passa a e ou i ( é o mesmo fenómeno que explica a transformação de Tagu em Tejo e Paca em Beja). De Ishbiliya evoluiu para o espanhol Sevilla.

Os Tartessos foram os fundadores originais de Hispalis. Próximo a este assentamento, no ano 207 aC, os romanos construíram Itálica que foi o centro do seu domínio no Mediterrâneo ocidental durante 7 séculos até o império romano ser invadido pelos bárbaros do Norte no início do século X. A longa ocupação árabe da Península Ibérica, desde 711 até 1248, deixou marcas permanentes em Sevilha, como em toda a Al-Andalus. La Giralda, a torre de uma importante mesquita, é o mais conhecido dos monumentos que permanecem. Em 1492 Sevilha teve um importante papel na descoberta e conquista da América. O século XVII foi um período de esplendor artístico na cidade. Pintores como Velázquez, Murillo e Valdés Leal, e escultores como Martínez Montañés nasceram em Sevilha e deixaram obras importantes. A cidade também assumiu um papel importante na literatura mundial e foi o berço do mito de Don Juan. Em duas ocasiões, no século XX Sevilha foi o centro das atenções das atenções do mundo. Em 1929, sediou a Exposição da América Latina, que deixou importantes melhorias urbanas na cidade e mais recentemente, a Expo 92 reforçou a imagem de Sevilha como uma cidade moderna e dinâmica.

Quando visitarem esta cidade, no coração da cultura andaluza, o centro das touradas e da música flamenca, façam-no com calma e descontracção ao jeito andaluz… e interrompam de vez em quando os vossos passeios para comer algumas Tapas, um prato típico de Sevilla e um copo de vinho sherry, num dos milhares de bares na cidade.

Visitem: O Bairro de Santa Cruz no centro histórico de Sevilha onde se pode fazer uma caminhada pelas estreitas ruelas sombrias avistando bonitos edificios com pátios repletos de flores, e visitar alguns dos principais monumentos da cidade: A impressionante Catedral com sua torre, Giralda de que já falei, um marco de Sevilha. O Palácio Real Alcazar no seu estilo tipicamente mourisco, cercado por muros altos. O Arquivo das Índias, um edifício renascentista, que serve como um arquivo de todos os documentos relacionados com a descoberta da América. O Palais Arquiepiscopal. E ainda as igrejas Hospicio de los Veneráveis ​​e Iglesia de Santa Maria la Blanca, esta última localizada na extremidade do bonito Parque Jardines de Murillo. A pé da Giralda em direcção ao rio encontramos a rua da Torre Santander de la Plata, uma torre que servia de depósito de prata nos tempos do domínio árabe. À direita fica o Hospital de la Caridad e a Iglesia de la Caridad.

O Parque de Maria Luisa, este grande parque tem o nome de Infanta Maria Luisa, que presenteou metade dos jardins do seu palácio de San Telmo à cidade em 1893. Em 1929, ocorreu no parque uma Exposição Ibero-Americana, e foram construídos muitos edifícios interessantes. Especialmente notáveis ​​são as obras do arquitecto Aníbal González, com a sua grande Plaza de España, Pabellón Mudéjar, Real Pabellón e Museu Arqueológico, bem como muitos pequenos edifícios de estilo latino-americano.

Ao longo do rio vindo a pé da Plaza de España no sentido do rio Guadalquivir, chega-se a uma espécie de "micro-castelo", o chamado Costurero de la Reina ao lado dos Jardins do Palácio de San Telmo. Este palácio é um exemplo muito bonito do baroco sevillano, o estilo barroco da região. Atrás do palácio encontrará a Real Fábrica de Tabacos, onde o trabalhador mais famoso era Carmen, a figura da ópera... Hoje é a Universidade de Sevilha. A Torre de Oro, uma torre mourisca localizada no rio, é outro marco da cidade. à sua frente fica a, Plaza de Toros de la Maestranza Real. Se atravessarem o rio na ponte de Triana entram num dos bairros mais típicos e tradicionais de Sevilha, o Bairro de Triana.

Há muitos belos palácios e casas senhoriais, em Sevilha, muitos deles fortemente influenciados na sua arquitectura mourisca pelo passado da cidade. O mais impressionante é talvez a Casa Pilatos, construída no século XV e XVI. Outro edifício que merece uma visita é Palácio de las Dueñas, um palácio pertencente aos Duques de Alba.

A Exposição Mundial Expo'92 trouxe muitas mudanças a Sevilha. Nada menos do que 70 km de novas ruas, uma nova estação ferroviária, Santa Justa, e o comboio de alta velocidade AVE que liga Sevilha a Madrid em menos de 3 horas. Também rio Guadalquivir, que havia sido desviado por séculos, foi trazido de volta ao seu leito original. Algumas pontes novas e impressionantes, estão entre os monumentos do século XX mais importantes da cidade, foram construídos: a Puente del V Centenario, a Pasarela de la Cartuja, a Puente de las Delicias, a Puente de Chapina, a Puente de la Barqueta, e a Puente del Alamillo. Outros edifícios que foram feitos para a EXPO '92 foram o Teatro Maestranza, de frente para a praça de touros, o Auditório Cartuja e o Palácio de Congressos com a sua enorme cúpula dourada. A antiga estação ferroviária de estilo modernista, Antigua Estación de Córdoba, foi restaurada e serve hoje como um salão de exposições.

A Isla de la Cartuja foi o centro de exposições da EXPO, e hoje é uma zona com grandes jardins e um lago artificial. Muitos dos pavilhões estão ainda em uso, e há inúmeras apresentações, como concertos, teatros, etc. O edifício histórico mais interessante no ilha é certamente o Mosteiro da Cartuja onde Cristóvão Colombo foi enterrado. O Lateron foi sede de uma importante fábrica de cerâmica tradicional, e hoje, após ter sido restaurado, serve como um museu de arte contemporânea.

Dêem também uma espreitadela ao Metropol Parasol, à Plaza Virgen de los Reyes, às Murallas, e ao Edifício da Camâra.





3.2 COSTA DE LA LUZ (AYAMONTE - HUELVA – PUERTO DE STA MARIA - CADIZ – TARIFA)

À parte das principais cidades que já referi ui conhecendo muito de Espanha em inúmeras viagens que fiz desde pequena. Como passávamos o Verão em Vilamoura praticamente todos os anos dávamos um salto ao sul de Espanha.

As cidades de passagem eram Ayamonte, do outro lado da fronteira com Vila Real em Portugal e onde para atravessar o rio o carro tinha de se ir de ferry… hoje em dia já há uma grande ponte para fazer esse percurso… e Huelva que ficavam no caminho qualquer que fosse o destino. Não tenho uma ideia já muito boa mas penso que visitei Cadiz que é a mais antiga cidade continuamente habitada na Península Ibérica e possivelmente toda a Europa do sudoeste, tem sido um porto principal da Armada Espanhola. A parte mais antiga de Cadiz, dentro os restos das muralhas da cidade, é comumente referida como a Cidade Velha, caracteriza-se pela antiguidade de seus vários bairros, entre eles El Pópulo, La Viña, e Santa María, que apresentam um contraste marcante com as áreas mais novas da cidade. Além disso, a cidade é pontilhada por inúmeros parques onde as plantas exóticas florescem, incluindo árvores gigantes supostamente trazido para a Espanha do novo mundo por Colombo. E tem uma praia famosa La Barrosa, em Chiclana de la Frontera. Tenho também ideia de feito aquela estrada que passa por Tarifa em direcção a Málaga. Tarifa situada na junção entre o Atlântico e o Mediterrâneo é um local de windsurf, observação de baleias e vida nocturna. Como tem muito vento não é o ideal para praia… 




3.3 COSTA DEL SOL ( ALGECIRAS – MARBELLA – MÁLAGA – GOLFO DE ALMERIA)

Uma extensão que vai desde Algeciras ao Golfo de Almeria, passando por Marbella e Málaga. Algeciras é uma cidade com um importante porto que se não me engano faz ligações de ferry com Ceuta em África… Marbella é um destino muito popular para celebridades e pessoas ricas. É também um importante destino para navios de cruzeiro de luxo e iates que é especialmente popular para quem gosta de golfe e marinas. Málaga é a segunda cidade mais populosa da Andaluzia. É uma das cidades mais antigas do mundo tendo sido fundada pelos fenícios como Malaka cerca de 770 aC. Os restos arqueológicos e monumentos fenícios, romanos, árabes e cristãos do centro histórico foram convertidos num "Museu Aberto” que exibe a rica história desta cidade com mais de 3.000 anos. 

O pintor e escultor de renome internacional Pablo Picasso e actor Antonio Banderas nasceram em Málaga.




Perto de Málaga podem encontrar-se as praias mais interessantes da Costa del Sol… Podem ir em direcção a oeste de Málaga para as praias mais turisticas e apinhadas de Torremolinos e Fuengirola e Marbella... ou para o este para Nerja ou Motril.





3.4. CEUTA

Ceuta é uma cidade autónoma de Espanha com 18,5 km2 e um enclave situado na costa norte da África do Norte rodeada por Marrocos. Separada da Península Ibérica pelo Estreito de Gibraltar, Ceuta fica na fronteira do Mar Mediterrâneo com o Oceano Atlântico. Ceuta, juntamente com o Melilla são os únicos territórios espanhóis situados no continente africano. Foi considerado como uma parte da província de Cádiz antes de 1995, quando Estatuto de cidadeautónoma foi aprovado.

Ceuta era um porto livre antes de Espanha aderir à União Europeia. Apesar de estar rodeada por Marrocos e a ideia de passar a território Marroquino já ter vindo a discusão, a maioria da população da cidade são espanhóis étnicos que se opõem à ideia de serem governados pelo Marrocos.




3.5 GRANADA

A cidade de Granada está localizado no sopé das montanhas de Sierra Nevada, na confluência de três rios, Beiro, Darro e Genil. Está a uma altitude de 738 metros acima do nível do mar mas apenas a uma hora da costa do Mediterrâneo.

A maior riqueza artística de Granada é a sua arte espanhola-muçulmano - em particular, o Palácio do Alhambra que é o culminar das obras de arte Nasrid que foram realizadas nos séculos XIII e XIV e o Generalife, um palácio de Verão dos reis do emirato de Granada. Com um bonito jardim romântico, destaca-se tanto pela sua localização e layout, bem como para a diversidade das suas flores, plantas e fontes.

Actualmente, a aparência da cidade de Granada é tipicamente burguesa, com grande parte de obras do século XIX, juntas com numerosos edifícios renascentistas e barrocos.

A romã (em espanhol, granada) é o símbolo heráldico de Granada.




3.5. SIERRA NEVADA

A Sierra Nevada é uma cordilheira perto de Granada. Contém o ponto mais alto de Espanha continental a 3478 m acima do nível do mar. É um destino turístico popular e um dos resorts de ski mais a sul da Europa, numa área mediterrânica predominantemente conhecida pelo calor e sol abundante. 

Só estive uma vez em Sierra Nevada, com um grupo de amigos, é uma estãncia relativamente pequena mas tem tudo o que é preciso para umas mini-férias de ski...





3.6 CORDOBA

Córdoba é uma cidade com origens romanas na Antiguidade e que na Idade Média se tornou a capital de um califado islâmico. A cidade velha contém inúmeras lembranças desses tempos antigos. Pensa-se que, no século X e início do século XI, Córdoba era a cidade mais populosa do mundo, e que durante esses séculos se tornou o centro intelectual da Europa.




4. ESTREMADURA

4.1. BADAJOZ


Badajoz situa-se perto da fronteira com Portugal, na margem esquerda do rio Guadiana. Fica numa pequena elevação, coroada pelas ruínas de um castelo mouro, e com vista para o Guadiana. Uma forte muralha e baluartes, com um fosso amplo, e fortes nas alturas circundantes, dão à cidade uma aparência de grande fortaleza. O rio, que flui entre o monte do castelo e o poderosamente armado Forte de San Cristobal, é atravessado por uma Ponte de granito magnífica, originalmente construído em 1460, reparada em 1597 e reconstruída em 1833. Todo o aspecto de Badajoz, uma cidade fronteiriça, recorda a sua história turbulenta, mesmo a catedral, construída em 1238, se assemelha a uma fortaleza, com paredes maciças. 

Já devo ter passado em Badajoz mais do que uma vez, seguramente, embora não consiga localizar as ocasiões…




4.2 MÉRIDA

Mérida tem como destaque o Conjunto Arqueológico de Mérida, nomeadamente Emerita Augusta, a Capital Romana da Lusitânia, que é Património Mundial da UNESCO desde 1993.





4.3. CACERES

Cáceres é a capital da província com o mesmo nome, na comunidade autónoma da Extremadura.

Houve assentamentos perto Cáceres desde os tempos pré-históricos e a prova disso pode ser encontrada nas Cavernas de Maltravieso e El Conejar . A cidade foi fundada pelos romanos em 25 aC e a Cidade-Velha ainda tem suas muralhas originais. As paredes são típicas de uma cidade medieval e não têm sinais exteriores de modernidade, por isso a cidade tem servido de cenário para muitos filmes. Cáceres foi declarada Património Mundial pela UNESCO em 1986 por causa da mistura de cidade de romana, islâmica, gótica do norte e da arquitectura renascentista italiana. Trinta torres do período muçulmano ainda estão de pé em Cáceres, das quais a Torre del Bujaco é a mais famosa. 





5. CASTELA E LEÓN 


5.1 SALAMANCA 

Salamanca é conhecida pelos seus belos edifícios e ambiente urbano, a Cidade-Velha foi declarada Património Mundial pela UNESCO em 1988.

A Universidade de Salamanca, que foi fundada em 1218, é a universidade mais antiga de Espanha e terceira mais antiga das universidades ocidentais. Cáceres é assim a cidade universitária mais importante de Espanha e é conhecido pelas suas contribuições para o ensino da língua espanhola. Com seus 30.000 estudantes, a universidade é, juntamente com o turismo, o motor económico da cidade.





5.2 BURGOS

Burgos é a capital histórica de Castela. Situa-se na borda do planalto central. As Leis de Burgos ou Leyes de Burgos foram as primeiras a reger o comportamento dos espanhóis para com os nativos das Américas e foram promulgadas na cidade em 1512. A cidade constitui a principal encruzilhada do norte de Espanha, e um dos Caminhos de Santiago passa por toda a cidade, paralelo ao rio Arlanzón.

Burgos tem um grande número de marcos históricos, como a Catedral de Burgos, o Mosteiro Santa Maria La Real de Las Huelgas, e a Cartuja de Miraflores. Menores igrejas notáveis ​​são San Esteban, SanGil (Sancti Aegidii), San Pedro, San Cosme y San Damián, Santiago (Sancti Jacobi), San Lorenzo e San Lesmes (Adelelmi). O Convento de la Merced, ocupado pelos jesuítas, e o Hospital del Rey também são de interesse histórico e arquitectónico. Outras estruturas arquitectónicas interessantes, são a famosa Porta de Santa María, erguida para a primeira entrada do imperador Carlos V, e o Arco de Fernán González. O Museu da Evolução Humana que foi inaugurado em 2010 é o único no seu género em todo o mundo e foi projectado para se tornar um dos 10 museus mais visitados de Espanha.




5.3 SEGOVIA

Segovia está situada a norte de Madrid, a 30 minutos se se for no comboio de alta velocidade.

Em 1985, a antiga cidade de Segóvia e seu Aqueduto foram declarados Património Mundial pela UNESCO. Dentro do ambiente da Cidade-Velha, há uma diversidade de edifícios históricos civis e religiosos não apenas católicos, mas também judeus. O Aqueduto de Segóvia, situado na emblemática Plaza del Azoguejo, é talvez o trabalho de engenharia civil romano mais importante de Espanha. Construído por volta do final do século I ou II, é feito de cerca de 25 mil blocos de granito sem qualquer argamassa, tem um comprimento de 818 metros, é composto por mais de 170 arcos tendo o mais alto 29 metros no Azoguejo, a área mais visitada. O Alcazar de Segóvia, o palácio real localizado no topo de uma rocha entre os rios Eresma e Clamores e que é documentado pela primeira vez em 1122, foi uma das residências favoritas dos reis de Castela. Construído na transição do românico para a decoração gótica e mudéjar destacando suas salas amplas. O edifício está estruturado em torno de dois pátios e tem duas torres, a Torre de Menagem e João II. Era a residência favorita de Alfonso X, o Sábio e Henrique IV, e foi de onde Isabel a Católica saiu para ser coroada rainha de Castela, na praça principal. Devastado pelo fogo em 1862, foi reconstruído posteriormente. Agora é o arquivo-geral da casa Militar de Segóvia e Museu da Escola Real de Artilharia. A Catedral de Segovia é a última catedral gótica construída em Espanha. É considerada a obra-prima do gótico basco-castelhano e é conhecida como "A Dama das Catedrais". Foi inaugurada em 1768 e tem 105 metros de comprimento, 50 metros de largura e 33 de altura na nave,e tem 18 capelas e três portas: El Perdon, San Frutos e San Geroteo, primeiro bispo da diocese. As Muralhas de Segóvia já existiam quando Alfonso VI de Leão e Castela tomou a cidade aos árabes. Com um perímetro de 3 km, oitenta torres e várias portas, foram construídas principalmente com blocos de granito, mas também reutilizaram-se lápides da necrópole romana. A muralha corre ao longo da idade, e actualmente mantém três portas: San Cebrián, Santiago, de Mudéjar, e San Andrés, porta de entrada para o bairro judeu, e as abertura de Consuelo, San Juan, Sol e Lua.





6. REGIÃO CASTELA LA MANCHA

6.1. TOLEDO




Toledo é um município localizado no centro de Espanha, 70 km a sul de Madrid. É a capital da comunidade autónoma de Castela-La Mancha. Foi declarado Património Mundial pela UNESCO em 1986 pelo seu amplo património cultural e monumental como uma das antigas capitais do império espanhol e local de convivência das culturas cristã, judaica e muçulmana, assim como o lugar onde duras perseguições religiosas foram realizada contra os judeus. Muitas pessoas famosas e artistas nasceram ou viveram em Toledo, incluindo Al-Zarqali, Garcilaso de la Vega, Leonor deToledo, Alfonso X e El Greco. Foi também o local de importantes eventos históricos, como os Conselhos Visigóticos de Toledo.




7. REGIÃO GALIZA

7.1 TUI


Tui fica na margem do rio Minho, em frente da cidade portuguesa de Valença.
Nomeado como Tude pelos romanos, já era mencionado por Estrabão e Ptolomeu. Durante o período visigótico, brevemente serviu como a capital de um sub-reino galego sob Wittiza. Após as campanhas de Afonso I das Astúrias (739-757) contra os mouros, a cidade ficou abandonada na zona-tampão um grande vazio entre mouros e cristãos conhecido na época como "O Deserto do Douro". Fez parte da Repoblación (repovoamento), um esforço realizado um século mais tarde, durante o reinado de Ordoño I das Astúrias (850-866). Hoje, o centro da cidade está perto do Inn de San Telmo. No topo do morro, a Catedral do séc XII – XIII preserva elementos românicos no seu vestíbulo principal e elementos do período gótico no vestíbulo ocidental

Duas pontes conectam Tui e Valença: Tui International Bridge (conhecida em Portugal como Ponte Internacional de Valença), concluída em 1878 sob a direcção de Gustave Eiffel, e uma moderna da década de 1990. Como tanto Portugal como Espanha são signatários do Tratado Schengen, normalmente não há nenhuma formalidade para cruzar a fronteira.




7.2 VIGO

Vigo é uma cidade e município no noroeste de Espanha, na Galiza, situada na ria com o mesmo nome. Fica perto da fronteira com Portugal. 

Os marcos históricos são: o Casco Vello (centro histórico), a Porta do Sol, Policarpo Sanz e a área da Alameda  (centro moderno), as Ruas Urzaiz e Principe (área comercial), as Ruínas Celticas de Castro e a Fortaleza de Castro.

A Rias Baixas (costa que se estende da fronteira de portugal ao cabo Finisterra) oferece um ambiente privilegiado para a prática dos desportos náuticos. Instituições como o Real ClubNautico de Vigo  eo Liceo Marítimo de Bouzas, são bons exemplos de promoção de desportos náuticos, em especial vela.




8. REGIÃO NAVARRA

Navarra faz fronteira com os Pirenéus orientais que formam a fronteira com França (altas montanhas, ski, desportos de aventura ...) e os Pirenéus Atlânticos para Nordeste (clima mais ameno, belas aldeias ...).

Em Navarra encontram-se paisagens impressionantes perfeitas para o turismo rural e desportos como andar a cavalo, pescas, caminhadas e golfe, caça, etc. Além disso a província tem uma rica herança cultural. Enfim Navarra é bem conhecida pelos seus monumentos históricos, vales, campos e olivais e existem muitos locais bonitos e históricos a visitar. Os mais famosos e talvez mais interessantes encontram-se ao longo do Caminho de Santiago.

Nesta região pode visitar-se Pamplona a capital de Navarra mas também a Sierra de Aralar e os parques nacionais Urbai , a Tierra Estella onde se pode encontrar o Caminho de Santiago com seus mosteiros, capelas e arte, a La Ribera onde permanecem vestigios pré-históricos, romanos, mouriscos e medievais.


8.1. PAMPLONA

Pamplona é a capital histórica do Reino de Navarra .É mundialmente famosa pelo Festival de San Fermín em Julho, onde correr à frente de touros pelas ruas é apenas uma das atrações. Este festival, teve fama em parte devido ao livro de Ernest Hemingway, The Sun Also Rises. 

As principais atracções são: a Plaza del Castillo, o Palácio de Navarra, símbolo visível da identidade histórica de Navarra o Museu Oteiza dedicado ao escultor, o Museu de Navarra, a Igreja de São Nicolau, um marco histórico no bairro histórico, a Catedral de Santa Maria, um tesouro com uma fachada neo-clássica à frente de um santuário gótico, a Igreja de San Cernin, o Arquivo Geral de Navarra, um edifício restaurado do século XII, a Cidadela e Vuelta del Castillo, um pulmão verde no centro da cidade, a Fortaleza, um dos maiores centros de conferências de Espanha, os Jardins de Taconera, o mais antigo jardim da cidade, o Parlamento de Navarra, a sede permanente do Governo, a Universidade Pública de Navarra, um campus moderno, com jardins e esculturas, a Universidade de Navarra, um campus que cobre quase meio milhão de metros quadrados, o Planetário, com a maior cúpula do mundo, a Camarâ onde desde o século XVII é anunciado na fachada o início do festival de San Fermin.




9. REGIÃO DE ARAGÃO

9.1 ZARAGOZA


Zaragoza é a cidade capital da província de Zaragoza e da comunidade autónoma de Aragão. Está situada sobre o rio Ebro e seus afluentes, o Huerva e Gállego, perto do centro da região, num vale com uma variedade de paisagens, desde o deserto (Los Monegros) a uma densa floresta, prados e montanhas.

A cidade é famosa pelo seu folclore, uma gastronomia local de renome, e monumentos como a Basílica del Pilar, La Seo Catedral e do Palácio Aljafería. Juntamente com estes há outros edifícios fazem parte da Arquitectura Mudéjar de Aragão, Património Mundial da UNESCO. As Fiestas del Pilar estão entre os mais célebres festivais na Espanha. E para quem goste de ski, há estâncias bem próximas nos Pirenéus...




10. TENERIFE


Tenerife é a maior e mais populosa das sete Ilhas Canárias (Tenerife, La Palma, Furteventura, Lanzarote, Gran Canaria, La Gomera, El Hierro), e é também a ilha mais povoada de Espanha.

Santa Cruz de Tenerife é a capital da ilha. A cidade foi a capital única das Canárias, entre 1833 e 1927 até que em 1927 um decreto determinou que a capital fosse compartilhada com Las Palmas com partilha de instituições governamentais. A história, cultura e artes estão bem vivas em Santa Cruz lugar onde fica o Auditório de Tenerife, os edifícios do Parlamento das Ilhas Canárias e várias faculdades da Universidade La Laguna. Também é o local certo para compras em toda a zona que vai da Plaza de España em frente ao mar até Plaza de la Candelaria, onde se podem comprar as marcas internacionais a preços livres de impostos. É um cidade com excelentes restaurantes e uma vida nocturna vibrante. Santa Cruz é onde fica também a encantadora praia de Playa de Las Teresitas, uma praia que permanece resolutamente bonita com água azul-turquesa e palmeiras espalhadas pela grande extensão de areia dourada. Fica abaixo das florestas exuberantes das Montanhas Anaga, que protegem a baía dos ventos. Ainda a cerca de 25 km de Santa Cruz, ficam as Pirâmides de Guimar, um complexo de seis pirâmides de degraus com um museu. Eles foram meticulosamente construídas com princípios semelhantes às do México, Perú e antiga Mesopotâmia. E há uma grande controvérsia acerca da data de construção das mesmas...




San Cristóbal de La Laguna (Património Mundial) é a segunda cidade da ilha e a terceira do arquipélago. A cidade de La Laguna foi também, como já referi, a capital das Ilhas Canárias que até Santa Cruz a substituiu. Situada perto de Santa Cruz mas mais para o interior na bela paisagem do Vale Aguere é também a capital cultural e religiosa, pois é a casa da Universidade Fernando San e do Palácio do Bispo. A cidade inteira está cheia de deslumbrantes monumentos arquitectónicos, palácios e casas tradicionais dos séculos XVII e XVIII.



Puerto de la Cruz é outra cidade na parte norte da ilha, situada na bela paisagem do Vale Orotava, um oásis de exuberante paisagem verde e plantações de frutas tropicais. A Cidade-Velha é muito bonita, com um carácter distinto das Canárias. Grande parte da área em torno do antigo porto de pesca está cheia de ruas estreitas de calçada alinhadas com os tradicionais cafés e bares de estilo colonial. O Porto pitoresco também é um lugar a visitar. Além disso, há uma selecção de lojas de luxo, praças encantadoras e uma riqueza de atracções turísticas localizadas em todo o resort. Uma delas é o Loro Park, o famoso jardim zoológico de Tenerife aberto desde 1972, é um parque de aventura animal com golfinhos, orcas, leãos-marinhos e muitos papagaios. Na altura também tinha um gorila bébé que passeie de mão dada… eheh. Mas há outras atracções em Puerto de la Cruz: A piscina Lago Martiánez , projetado pelo arquitecto e artista canário César Manrique, é um parque aquático composto por diversas piscinas e um lago de água salgada rodeada por jardins sub-tropicais; O Sitio Litre, um jardim maravilhosamente tranquilo orquídeas; A praia de areia de Playa Jardín; O belo Jardin Botánico e o Taoro Parque que são óptimos lugares para relaxar.





Localizada no norte de Tenerife dentro do belo vale com o mesmo nome, fica La Orotava, uma antiga cidade famosa pela sua arquitectura e ambiente tradicional das Canárias. Charmosa e atraente, toda esta área é uma vitrine impressionante de pitorescas casas, edifícios e ruas calcetadas. O velho Centro Histórico, que foi declarado um monumento de interesse artístico nacional pela UNESCO é de visitar... assim como a Igreja Paroquial de Concepción e a Casa de los Balcones (casa das varandas). A cidade também tem um jardim botânico, La Hijuela del Botánico, com mais de 3.000 diferentes espécies de plantas tropicais e subtropicais, principalmente do Sul e América Central, Africanas e de origem australiana. No centro da cidade o Jardin Victoria, também conhecido como Jardines del Marquesado de la Quinta Roja, é uma área de lazer verde com trilhos para caminhadas no meio de muitas árvores e flores. Em La Orotava têm também o Carrara um mausoléu de mármore, projectado pelo arquitecto francês Adolph Coquet em 1882, que construiu este túmulo intrincado para o maçom Marquês de la Quinta Roja. Mas quando ele morreu a mãe e viúva do membro da maçónica discordaram sobre o local de repouso final e a cripta de esculturas de mármore branco e nichos não foi usada para seu propósito original e ninguém sabe ao certo o que está dentro. Também podem visitar o Pueblochico que é uma Tenerife construída em miniatura onde cada marco importante da ilha foi fielmente reproduzido. Nas Montanhas de Orotava existem muitos caminhos por onde se passear, alguns dos quais chegam à área do Parque Nacional de Cañadas del Teide. La Orotava oferece ainda três belas praias de areia vulcânica El Bollullo, Martín Alonso e El Rincón.



As Montanhas Anaga ocupam uma grande do nordeste de Tenerife e englobam costa, barrancos, florestas e aldeias que são tão remotos que é surpreendente como alguém ali pode viver. Toda esta área é uma paisagem natural protegida, é incrivelmente bela e cheia de voltas e reviravoltas que encantam e surpreendem qualquer um. O Sendero de los Sentidos, ou trilho dos sentidos proporciona um passeio agradável através do Anaga Rural Park, no extremo norte.




A área do noroeste de Tenerife é fascinante para explorar. As Montanhas Teno são absolutamente bonitas e as cidades encantadoras, como Garachico e Icod de los Vinos que merecem uma visita, especialmente se quiserem ver o lado real da ilha. Garachico é um pequeno porto de pesca que foi quase totalmente destruído pela lava que desceu para o mar em 1706. A lava solidificou e formou uma pequena península na qual partes de Garachico foram reconstruídas. O sobrevivente mais conhecidos desta explosão vulcânica é o bem preservado Castillo de San Miguel. Ao pé do castelo formaram-se várias piscinas de rocha originada pela lava e muitas pessoas vão refrescar-se ali. Entre os muitos lugares maravilhosos para explorar ao longo da costa norte de Tenerife fica a pitoresca cidade de Icod de Los Vinos. Esta é uma das mais antigas cidades de Tenerife, com um dragoeiro famoso, o Drago Milenario como a atracção principal. Esta árvore dizem ter mais de 1.000 anos de idade. Embora sua verdadeira idade continua sendo um mistério especialistas dão lhe cerca de 300 anos. Mas independentemente da idade é de facto muito bonita e o melhor sitio para a ver é a partir do terraço da igreja. Outra atracção natural marcante em Icod de los Vinos é a Cueva del Viento uma gruta de lava, uma das maiores do mundo, que os visitantes podem percorrer e explorar. Ainda podem visitar o Mariposario del Drago, uma fazenda de borboletas onde se podem ver mais de 800 diferentes espécies exóticas.



A oeste podem encontrar aldeias cativantes nas montanhas e vales, incluindo Masca e Güímar. Masca é um dos locais mais pitorescos da ilha e está localizada no noroeste, no sopé das montanhas Teno. Esta bela pequena aldeia pode ser um pouco difícil de alcançar, mas vale bem a pena a viagem que leva através de ravinas profundas entrelaçadas com uma exuberante flora verde e estradas sinuosas com curvas apertadas. A paisagem no caminho é de tirar o fôlego e quando chegarem a Masca, vão ver que a beleza natural é esmagadora. A configuração da aldeia é mágica e as suas casas-poleiro precariamente construidas nas cristas estreitas de formações de rocha são dramáticas. É o destino de sonho de um fotógrafo… Masca tem a fama de ter sido um refúgio de piratas, a pequena Baía de Masca na costa fica a um passeio de três horas a partir da aldeia. É importante ter em mente que uma vez na baia tem que se andar para trás (o que leva muito mais tempo e exige um alto nível de forma física) em alternativa pode apanhar-se um barco da costa de Los Gigantes nas proximidades. O notável Los Gigantes é um destino imperdível na costa oeste de Tenerife onde os penhascos dramáticos são uma visão espectacular e de onde se pode mergulhar das enormes falésias de alturas até 800 metros para as águas quentes do Oceano Atlântico. Estas paisagens impressionantes são realmente algo de se ver e apreciar as cores e texturas variadas destes penhascos gigantes que deram esta estância e que nos tiram o fôlego é a principal atracção desta cidade costeira.



A sul, Los Cristianos está situado a oeste do aeroporto do sul (Reina Sofía) e é um dos resorts mais populares e movimentados das Ilhas Canárias. As praias são lindas e tem um porto que oferece viagens de pesca, passeios de lazer, passeios em barcos com fundo de vidro, excursões de mergulho e ferries para a ilha vizinha de La Gomera. Na Vila de Buzanada perto de Los Cristianos fica o Bananera Jardines del Atlantico, um parque temático das Canárias com uma abundância de plantas e árvores tropicais, onde a tónica recai sobre ... bananas! É realmente uma plantação de bananas que está aberta ao público e onde pode ver-se o trabalho, fazenda, e ainda uma exposição e um modelo de agricultura tradicional e do sistema de água usado em Tenerife.

Na mesma região fica outro resort, Playa de las Américas que é a capital diversão de Tenerife, a sul principal característica. É um destino de férias vibrante e colorido que é conhecido pela animação de 24 horas, que a tornam um dos lugares mais populares da ilha. O resort tem um local conhecido como Verónicas que é um quilómetro cheio de discotecas, bares cabarés, locais de música ao vivo, lojas e restaurantes. Luzes de néon, a música aos altos berros e pessoas a dançar na rua é o que se encontra aqui...



A Costa Adeje é um resort turístico, na costa sul de Tenerife e que atrai os viajantes mais exigentes que gostam de atractivos, sofisticado, praias de areia, entretenimento refinado e hotéis e restaurantes luxuosos e requintados. Na área de Adele fica o Barranco del Inferno que apesar de seu nome temível é um oásis no meio da paisagem mais árida do Sul e é o único local com água corrente natural.





Tenerife tem também a maior elevação de Espanha, o terceiro maior vulcão do mundo a partir da sua base, El Teide, Património da Humanidade e com um observatório que se pode visitar. A meu ver vale a pena alugar um carro para conhecer a ilha e ir até o parque nacional é uma experiência muito interessante. Se estiverem a partir da costa sul sigam em direcção a uma cidade chamada Vilaflor com a sua paisagem alpina. À medida que se sobe acima das nuvens o terreno muda dramaticamente e, de repente torna-se numa incrível paisagem lunar. Uma vez no topo, pode-se passear e ver as vistas incríveis. Aqui, está-se quase no cume, mas a única maneira de chegar à boca do vulcão é obtendo autorização prévia do escritório do parque nacional, em Santa Cruz. Alternativamente há passeios guiados até o vulcão, mas vão precisar de uma boa aptidão física para suportarem a subida…




Ainda na Ilha podem visitar a Vila Bioclimática é um conjunto de casas construídas como um projecto para criar o ambiente urbano mais mais ecológico do planeta, envolvendo geração de energia do sol e do vento, além de conservação de energia dentro das casas.




1 comment:

Anonymous said...

Patricia, parabéns pelas fotos e informação! Foram muito importantes na definição do roteiro da minha viagem.
Obrigada e boas viagens em 2013!
Karina Carrasco