
A Sérvia em sérvio Србија (Srbija) cuja capital é Belgrado, é um país da ex-Jugoslávia, localizado no sudeste da Europa, na região balcânica.
Faz fronteira a sudoeste com Montenegro a oeste com a Bósnia e Herzegovina, a noroeste com a Croácia e ao sul com a Macedônia e Albânia, ao leste com a Romênia e a Bulgária e ao norte com a Hungria. A província do Kosovo, no sul, proclamou sua independência unilateralmente em 17 de Fevereiro de 2008, mas o governo sérvio não a reconhece.
É uma ex-república jugoslava, tendo integrado, até Junho de 2006, uma confederação com Montenegro denominada Sérvia e Montenegro. Nesse ano, declarou sua independência, 2 dias após Montenegro ter feito o mesmo. No entanto, a Sérvia foi reconhecida como o estado sucessor da união que sucedeu à República Federal da Jugoslávia.
1. BELGRADO
Belgrado, Београд em sérvio, é a capital e maior cidade da Sérvia e do território da ex-Iugoslávia , e está localizada na confluência dos rios Danúbio e Sava, no norte da Sérvia, onde a planície da Panônia se limita com a região da península balcânica.
É uma das cidades mais antigas da Europa,tendo sido o berço da cultura pré-histórica mais importante da Europa, a cultura Vinča. Na Antigüidade, cidade foi alcançada pelos gregos, fundada e nomeada pelos celtas como Cidade Branca, depois colonizada pelos romanos e definitivamente ocupada por sérvios brancos a partir da década de 600.
Depois da abertura económica iniciada em 2000, Belgrado voltou a receber um número progressivamente maior de turistas. Tornou-se conhecida nos países vizinhos como uma cidade de vida noturna diversificada e barata. Jovens de países próximos (especialmente das ex-repúblicas da Iugoslávia) viajam centenas de quilómetros para desfrutar os cafés a céu aberto, os bares nas balsas do rio Sava, a gastronomia das kafanas, a música popular, e o ambiente underground.
Alguns das regiões e monumentos históricos que despertam mais atenção são a
Skadarlija, o
Kalemegdan (ou Fortaleza de Belgrado), o
Templo de São Sava, a
Catedral de São Marcos, a
Terazije, a
Rua do Príncipe Miguel, a
Praça Nikola Pašić, entre outros. Na verdade só me lembro mesmo é da bonita vista da ponte e da cidade ser bonita com as luzes noturnas...
2. BALCÃS
O termo deriva da palavra turca para montanha e faz referência à cordilheira dos Balcãs, que se estende do leste da Sérvia até ao mar Negro. Guardo a recordação de passar por estas montanhas e ficar surpreendida com a beleza de algumas zonas...
No comments:
Post a Comment