MONTENEGRO

O Montenegro, em montenegrino Црна Гора (Crna Gora), literalmente "montanha negra" é uma pequena e montanhosa república situada nos Balcãs, no Sudeste da Europa.

Faz fronteira com o Mar Adriático, com a Albânia e com o Kosovo a Sudeste, com a Bósnia e Herzegovina e com a Croácia a Oeste, e com a Sérvia a Norte.





Entre 1945 e 1991 e desde aí até 2003 foi uma das repúblicas constituintes da República Socialista da Jugoslávia e da República Federal da Jugoslávia, respectivamente; desde então e até Junho de 2006, foi uma das duas repúblicas que integraram o Estado da Sérvia e Montenegro.

Em 21 de Maio de 2006 realizou-se um referendo para determinar a vontade do povo de se tornar independente ou de manter a união com a Sérvia. Os resultados indicaram que 55.5% dos eleitores haviam escolhido a independência, poucos décimos acima dos 55% requeridos pelo referendo. Em 3 de Junho de 2006 o parlamento montenegrino declarou oficialmente a independência do novo país, mas só obteve aceitação da ONU no dia 28 de Junho.

O relevo varia de altos picos montanhosos nas fronteiras com Albânia e Sérvia, passando por segmentos de relevos cárstico, no Oeste da Península Balcânica, que alçançam em média elevações de 1000 metros sendo que algumas atingem os 2000m, até uma estreita faixa plana no litoral. A parte plana transforma-se abruptamente nas montanhas presentes à beira da Baía de Kotor como o Monte Lovćen e o Monte Orjen.

Achei o Montenegro um país com uma natureza impressionante. Desde as bonitas Praias, tendo a mais longa, a  Velika Plaža, Ulcinj, 13.000 m, passando pelos magníficos Parques Nacionais de Durmitor com 390 km², Lovćen com 64 km², Biogradska Gora com 54 km²  e Lago Scutari com 400 km², até aos locais designados pela UNESCO como Património Mundial: o Canyon do Rio Tara, com uma profundidade de 1300 m e Durmitor, cidade antiga de Kotor.


1. PODGÓRICA

A capital e maior cidade do Montenegro é a cidade de Podgorica (Подгорица) que significa "em baixo do pequeno monte" ).

A posição favorável do local na confluência dos rios Ribnica e sinuoso Morača  e no ponto de encontro da fértil planície Zeta com o Vale Bjelopavlici encorajou a fundação da cidade.

A cidade fica relativamente próxima tanto dos  bonitos parques naturais, dos centros de esqui do país e ainda dos resorts do Mar Adriático.





2.  PETROVAC E STEVI STEFAN

Petrovac (Петровац ou Castellastua) é uma cidade costeira no município de Budva. Petrovac fica entre Budva e Bar, onde a estrada velha de montanha de Podgorica atinge a costa. Tem 600 metros de praia arenosa que fazem dela um apetecível destino turístico. Petrovac é visto como um local de férias "mais calmo" em contraste com as animadas cidades vizinhas Budva e Sutomore.

Sveti Stefan, (Свети Стефан,Sušćepan, ou Santo Stefano di Pastrovicchio) é uma pequena ilhota com um hotel resort a cerca de 6 km a sudeste de Budva.  Foi um local de eleição para os ricos e famosos desde os anos 1960 a 1980. Sveti Stefan está ligado ao continente por um estreito istmo e o resort do grupo internacional de Aman Resorts contém 50 quartos, chalés e suítes na ilha e ainda 8 suites na Miločer Villa, no continente.




3. BAIA DE KOTOR

A Baía de Kotor ( Boka Kotorska - Бока Которска),  no sudoeste da Montenegro é uma baía sinuosa do Mar Adriático. A baía, que às vezes é chamada o fiorde mais meridional da Europa, é na verdade um canyon submerso do antigo rio Bokelj que corria desde os planaltos do Monte Orjen.

É um local obrigatório para quem visita o Montenegro.

A baía foi habitada desde a Antiguidade e tem cidades mediavais bem preservadas e encantadoras, nas suas margens. As pitorescas cidades de Kotor, Risan, Tivat, Perast, Prcanj, HercegNovi,  juntamente com seu meio natural, são as principais atracções turísticas.

As numerosas igrejas e mosteiros ortodoxos e católicos cristãos tornam-na num dos principais locais de peregrinação da região.





3.1. TIVAT

Tivat (Тиват ou Θειοδος,) é uma cidade costeira na Baía de Kotor.

Além de ser uma estância turística popular para turistas eslavos, Tivat está prestes tornar-se um centro de turismo náutico do sul do Adriático, pois a sua localização proporciona excelentes condições para a construção de marinas e clubes de vela.

Embora seja a cidade mais jovem na região, Tivat tem muito para visitar. A Renaissance Summer House Buca no centro da cidade, a Ostrvo Cvijeća ("Ilha de Flores") com os seus monumentos sagrados, o Gornja Lastva a uma altitudede 300 m, a magnífica praia de areia em Plavi Horizonti e a Ilha Sveti Mark com as suas bungalows do ex-ClubMed, são os destinos turísticos mais visitados na área. Na própria cidade, há o porto natural de Kalimanj e Tivat tem também um bonito jardim botânico graças aos marinheiros locais que trouxeram  uma grande variedade de espécies de árvores exóticas e plantas ornamentais das suas viagens ao redor do globo.





3.2 KOTOR

Kotor (Котор ou Ασκρήβιον ou Cattaro) é uma cidade costeira localizada numa parte mais recondida do  Golfo de Kotor.

Nos últimos anos, Kotor tem visto um aumento constante de turistas, atraídos tanto pela beleza natural do Golfo de Kotor como da própria cidade de Kotor, construida nas falésias calcárias que quase pendem do Monte Orjen e Lovćen e onde repousa encantadoramente em  torno de uma paisagem impressionante e pitoresca. A influência veneziana permanece predominante na arquitetura da cidade (que me fez lembrar, acima de tudo as cidades croatas) que tem ainda o seu porto rodeado por uma impressionante muralha construída pela República de Veneza.

Kotor é parte do Património Mundial sob a designação de "Região Natural e Cultura-Histórica de Kotor" e tem, na verdade, tem uma longa e rica história. Kotor, mencionado pela primeira vez em 168 aC, foi estabelecida durante os tempos antigos romanos, quando era conhecido como Acruvium, Ascrivium, ou Ascruvium e fazia parte da província romana da Dalmácia. Kotor foi reforçada desde o início da Idade Média, quando o imperador Justiniano construiu uma fortaleza acima  de Acruvium em 535 d.C., após expulsar os godos. No século XIV, o comércio em Cattaro, como a cidade era então chamado, rivalizava com a da República vizinha de Ragusa e Veneza. A cidade fez parte da Albânia, província da República de Veneza de 1420 a 1797, excepto no período de domínio otomano entre 1538-1571 e 1657-1699. Quatro séculos de dominação veneziana deram à cidade uma arquitectura típica de Veneza que contribuíu para tornar Kotor, Património Mundial. Depois de 1918, a cidade ( chamada de Cattaro) tornou-se uma parte da Jugoslávia e ficou oficialmente conhecida como Kotor. Entre 1941 e 1943, Itália anexou a área de Kotor ao governo italiano da Dalmácia e criou uma nova província italiana: a Provincia di Cattaro, com 1075 km ². Depois de 1945, tornou-se uma parte da então República Socialista do Montenegro uma das Républicas da Jugoslávia.

Kotor , como já disse é uma das cidades medievais mais bem preservadas do Adriático com atracções como a Catedral de Saint Tryphon na cidade velha (construída em 1166) e as antigas muralhas que se estendem por 4,5 km directamente acima da cidade.




3.3. PERAST

Saíndo de Kotor na direcção de Herceg Novi, passamos por Perast que mais se destaca pelas pequenas vilas que se encontram na baia ao largo das suas margens. A Ostrvo Sveti Đorđe ( Ilha de São Jorge) é uma das duas ilhotas, a outra é Gospa od Škrpjela.

Esta última é uma ilha artificial criada pelo baluarte de pedras e afundamento de navios antigos carregados com pedras. A Igreja Católica Romana de Nossa Senhoradas Pedras (Chiesa della Madonna delloScarpello) é o único edifício na ilhota .Segundo a lenda, o ilhéu foi feito ao longo dos séculos pelos marinheiros que depois de encontrarem o ícone de Nossa Senhora com o Menino sobre a rocha no mar,  mantinham um juramento antigo de colocarem uma pedra na baía ao regressarem de cada viagem bem sucedida. Com o tempo, o ilhéu gradualmente emergiu do mar. O costume de atirar pedras para o mar está vivo ainda hoje. Todos os anos ao pôr do sol de 22 de Julho, os moradores locais vão nos seus barcos e atirar pedras ao mar, ampliando a superfície da ilha.

A ilha de São Jorge, contém um mosteiro beneditino do século XII e um velho cemitério dos nobres da região.





3.4. RISAN, MORINJ,  KAMENARI  E LEPETANE


Ao longo da fabulosa estrada que liga Kotor a Herceg Novi vamos encontrado pequenas vilas. 

Uma delas é Risan (Рисан, Ρίζων) o mais antigo assentamento na Baía de Kotor. Fica na parte interna da baía e é protegida do interior pelas falésias calcárias inacessíveis do Monte Orjen o que permitiu que prosperasse. O planalto cárstico que paira acima das margens estreitas e íngremes de Risan recebe anualmente mais de 5000 mm de chuva e os ribeiros se criam criam uma faixa de terrenos cultiváveis ​​em Risan.

Todas estas pequenas vilas são encantadoras e as vistas sobre a baía, magníficas..

 


3.5 HERCEG NOVI


Herceg Novi (Херцег Нови , Νεοκαστρον ou Castelnuovo) é uma cidade costeira localizada na entrada da Baía de Kotor e no sopé do Monte Orjen. Herceg Novi, um dos mais antigos assentamentos no adriático, teve um passado turbulento. A história de variadas ocupações criou uma mistura de estilos arquitectónicos diferentes e um ambiente pitoresco na cidade. 

Herceg Novi é um destino turístico importante na região, é bem conhecido pelo centro de spa, os tratamento com a lama Igalo  "igaljsko Blato", e fontes de água mineral  "igaljske Slatine" (nascentes Igalo).

As atracções turísticas mais famosas em Herceg Novi são o Castelo construído pelos bósnios, uma Torre de Relógio construída pelos austríacos, a Torre construída pelos Kanliturcos e a Igreja sérvia do Arcanjo S. Miguel  no centro da Praça Belavista.

Embora a cidade em si não seja um destino importante de praia pois não exactamente boas praias de areia, é fácil ir de barco até à península Luštica que fica mesmo em frente da cidadee tem praias populares como ŽanjicMirište e Rose.




E um postal que trouxe desta viagem...






No comments: