ESLOVÁQUIA

A Eslováquia, em eslovaco  Slovensko, é um país sem litoral localizado na Europa Central. Faz fronteira com a República Checa e a Áustria a oeste, a Polónia ao norte, a Ucrânia ao leste e a Hungria ao sul. 

Ao longo da história, partes do território actualmente ocupado pela Eslováquia pertenceram ao Império de Samo (primeira entidade política dos eslavos), Grande Morávia, Reino da Hungria, Império Habsburgo, Monarquia Austro-Húngara e Checoslováquia. A Eslováquia tornou-se independente em 1993, com a divisão pacífica da Checoslováquia.



1. BRATISLAVA

Com uma população de mais de cinco milhões de habitantes e uma área de cerca de 49 mil km², o país tem como capital e maior cidade a Bratislava.

Foi o único sítio em que estive no país, dei lá um salto quando estive na Républica Checa ou Áustria... A Bratislava está só a 62 quilómetros da fronteira com a República Checa e a só a 60 de Viena pelo que estando num destes locais e havendo tempo não custa nada dar lá um pulo para ficar a conhecer... Não será a capital mais espectacular do mundo mas gostei de lá ter ido. A cidade de Bratislava caracteriza-se por torres medievais e grandiosos edifícios do século XX, mas tem experimentado uma profunda transformação em uma explosão de construção a princípios do século XXI.

O que recordo é do Castelo no cimo dum monte, ao pé do Danúbio, o que a meu ver dá à cidade a maioria da sua mística. E também me recordo das ruas da Cidade Velha, onde estão a maioria dos edifícios históricos, com um ar muito clean e leve e que me fizeram lembrar  a Polónia... e ao mesmo tempo me lembram da atmosfera das ruas da Croácia...




Aqui pode-se ver a: Prefeitura de Bratislava, sede do Museu da Cidade de Bratislava. A Porta de Miguel (Michalská brána) é a única porta que se preservou das fortificações medievais, e se encontra entre os edifícios mais antigos da cidade; A casa mais estreita na Europa, dizem; O edifício da Biblioteca da Universidade, erigido em 1756, foi utilizado pela Dieta (Parlamento) do Reino de Hungria de 1802 a 1848; E alguns palácios barrocos como Palácio Grassalkovich, construído ao redor de 1760, é agora a residência do presidente eslovaco, e o Palácio Arzobispal onde o Governo eslovaco tem a sua sede. As catedrais e igrejas notáveis incluem a catedral gótica de São Martinho construída entre os séculos XIII e XVI, que serviu de coroação da igreja o Reino de Hungria entre 1563 e 1830 e a Igreja dos Franciscanos, que data do século XIII. A Igreja de Santa Isabel, mais conhecida como a Igreja Azul devido a sua cor, está construída totalmente no estilo Art Nouveau.




Ainda se pode visitar a parte subterrânea antigamente à superfície e agora restaurada do cemitério judeu do século XIX.E o cemitério de Slavin, o único militar de Bratislava, construido em honra dos soldados do Exército Vermelho qmortos frente às tropas alemãs e que oferece uma excelente vista da cidade e dos Pequenos Cárpatos. Outras estruturas destacadas do século XX são o Nový Most (Ponte Nova) no Danúbio com uma torre que tem um restaurante parecido com um OVNI, a sede da Rádio Eslovaca em forma de pirâmide investida, e o desenho único da torre de televisão Kamzík TV Tower com uma plataforma de observação e um restaurante giratório. Desde os princípios de século XXI, os novas construções têm transformado a paisagem urbana tradicional como o Most Apollo (Ponte Apolo) e um novo edifício para o Teatro Nacional Eslovaco.

Devido a sua localização aos pés dos Pequenos Cárpatos e nas planícies aluviais do Danúbio, a Bratislava possui bonitos Bosques e Parques perto do centro da cidade. O maior parque da cidade é o Parque Horský (literalmente, o parque da montanha), na Cidade Velha. Existem ainda o Parque Florestal de Bratislava (Bratislavský lesný) situado nos Cárpatos Pequenos e o Janko Kráľ Parque em Petržalka e o Jardim Botânico. A região tem também uma série de Lagos, a maioria dos quais são utilizados para lazer, como por exemplo o Lago Štrkovec em Ružinov, o Kuchajda em Nové Mesto, os lagos Zlaté Piesky e Vajnory no nordeste e o lago Rusovce no sul, que é popular entre nudistas.




Ainda se pode visitar o arruinado e recentemente renovado Castelo de Devin na localidade com o mesmo nome, fica no cume de uma rocha, onde o rio Morava, que constitui a fronteira entre Áustria e Eslováquia, se junta ao Danúbio. É um dos lugares arqueológicos eslovacos mais importantes, e contém um museu dedicado a sua história.. Devido a sua localização estratégica, o castelo de Devin foi um importante castelo fronteiriço da Grande Moravia e os princípios do Estado húngaro. Foi destruído pelas tropas de Napoleão em 1809. É um símbolo importante da história da Eslováquia e eslavos. E também se pode visitar no município de Rusovce a Mansão Rusovce, uma casa construída no século XVII  convertida em 1840's no estilo neogótico inglês e as Ruínas do Acampamento Militar Romano de Gerulata, construído e utilizado entre os séculos I e IV.




1 comment:

Anonymous said...

Suas informações foram muito úteis para mim. Obrigada!

Fátima