REPÚBLICA CHECA

A República Checa, em checo Česká Republika ou Česko é um país da Europa Central, limitado a norte pela Polónia, a leste pela Eslováquia, a sul pela Áustria e a oeste e norte pela Alemanha. 

Em 1993, a Checoslováquia foi dividida em duas por decisão parlamentar. Desde então, a República Checa e a República Eslovaca (e Eslováquia) são dois países independentes.

A Boémia, na parte ocidental do país, é cercada por morros baixos e forma uma bacia drenada pelo Labe (Elba) e Moldava (Vltava). A Morávia, a parte oriental também é montanhosa e é banhada pelo rio Morava. Silésia, a parte do norte da Morávia, entre a Morávia e a Polónia.


1. PRAGA

A capital do país é Praga. Praga, em checo: Praha, é a capital e a maior cidade da República Checa. Conhecida como "cidade das cem cúpulas", Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, famosa pelo extenso património arquitectónico e vida cultural rica.

Situada na Boêmia central, a cidade de Praga localiza-se sobre colinas, em ambas as margens do rio Vltava, pouco antes confluir com o rio Elba. O curso sinuoso do rio através da cidade cheia de belas e antigas pontes ornamentado com a presença imponente do grande Castelo de Praga em Hradcany, que domina a capital na margem esquerda (oriental) do Vltava dão a Praga um ambiente romântico. Entre as numerosas pontes que atravessam o rio Vlatva está a famosa Ponte Carlos que liga a Cidade Velha ao Castelo e que é mesmo muito bonita, talvez pelo cenário ser encantandor foi o lugar escolhido por um praguense para assim do nada se meter comigo... pelo estilo da abordagem presumo que seja um lugar de engate a turistas ehehe

A capital checa possui um dos mais belos e conservados patrimónios arquitectónicos da Europa. Isso se deve principalmente ao facto de ela ter sofrido relativamente poucos danos durante as duas guerras mundiais. Monumentos, igrejas, ruas estreitas de traçado irregular e prédios históricos contrastam com as modernas edificações da cidade. Entre os prédios mais importantes destacam-se o Castelo de Praga fortificado na colina Hradcany, construído entre os séculos XIV e século XVII, antiga residência dos reis da Boêmia que na actualidade serve como a residência presidencial. Ao lado do castelo, ergue-se a grande Catedral Gótica de S. Vito (século XIV) e o Belvedere em estilo renascentista.




No bairro Malá Strana estão: uma das duas Igrejas barrocas de São Nicolau; a igreja do Menino Jesus de Praga; a igreja do Loreto (do século XVIII) e numerosos Palácios da aristocracia tcheca, do século XVII, em estilo barroco.

Na Staré Město (a Cidade Velha), há inúmeros monumentos e relíquias da história checa. Destacam-se a Igreja Týnský, em estilo gótico, construída no século XIV, na qual se acha o túmulo do astrónomo Tycho Brahe; o bairro Josefstadt, com o gueto e o cemitério judaicos, do século XII, e a sinagoga. Encontra-se ali o Relógio Astronômico Orloj e a Parede Lennon.

Na Nové Město (ou na Cidade Nova) figuram a estátua de São Venceslau, de 1915, e o Museu Nacional. Outras edificações de destaque são o Prikopy, local da antiga fortaleza; o Teatro dos Estados que estreou a ópera Don Giovanni, de Wolfgang Amadeus Mozart; o Teatro Nacional, de 1883; Igrejas e Palácios barrocos e a estátua do líder hussita Jan Ziska

Junto aqui uns postais que trouxe desta cidade...




Praga é também conhecida por ser um dos grandes centros culturais europeus, ligado a nomes como os compositores Antonín Dvořák e Bedřich Smetana e os escritores Franz Kafka, Rainer Maria Rilke e Jaroslav Hašek. Na capital existe um grande número bibliotecas e teatros. Entre os Museus destaca-se o Museu Nacional, de 1818, e os Museus Técnico, Judaico, Etnográfico e de Literatura. Na galeria de arte do Castelo de Praga pode ver-se uma preciosa colecção do rei Rodolfo II.




Vale a pena visitar o centro da cidade há noite...





2. THERESINSTAD

Na Républica Checa visitei também o Campo de Concentração de Theresienstadt foi um gueto e prisão nazi alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Foi criado pela Gestapo na cidade fortaleza e guarnição de Terezín, a cerca de 65 km de Praga.

Para os estrangeiros, o campo era apresentado pelos nazis como um assentamento modelo de judeus mas na realidade era um campo de concentração, onde cerca de ¼ dos 144.000 presos (mais de 33 000) morreram em consequência da fome, doenças ou do tratamento sádico por parte dos seus captores. Cerca de 88.000 foram deportados para Auschwitz e outros campos de extermínio. No final da guerra, havia apenas 17.247 sobreviventes. Das 15.000 crianças que viviam na casa de crianças do campo poucas sobreviveram.

Theresienstadt contribuiu para o esforço de guerra alemão com o trabalho escravo judeu de extracção de mica, fabrico de caixas e caixões, camuflagem de uniformes, etc. Os moradores recebiam pelo seu trabalho em Krones, uma moeda do campo que só servia para comprarem os bens essenciais possíveis… Segundo ex-reclusos, foi também um centro de triagem e re-distribuição de roupas confiscadas de judeus. As bagagens tiradas aos judeus nas áreas ocupadas eram enviadas para Theresienstadt, onde eram embaladas e classificadas a fim de serem enviadas para várias cidades bombardeadas e onde havia falta de roupa nomeadamente interior... Era também um local de passagem para judeus que seriam enviados para campos como Auschwitz. 

Os alemães transformaram a Pequena Fortaleza numa prisão e ficava separada do gueto na Fortaleza Principal. O Portão da Pequena Fortaleza ainda tem escrito por cima da entrada: "o trabalho traz liberdade".




Em meados de 1944, os nazis permitiram a visita de representantes da Cruz Vermelha a fim de dissiparem os rumores sobre os campos de extermínio. Para minimizar o aparecimento de superlotação em Theresienstadt, os nazis deportaram muitos judeus para Auschwitz, assim como a maioria dos trabalhadores checos que participaram na “Operação Enfeite” que entre outras coisas consistiu em erguer falsas lojas e cafés para mostrar que os judeus viviam em relativo conforto. Aparentemente, os representantes da Cruz Vermelha foram facilmente enganados pelos alemães, seguindo um caminho pré-determinado sem se tentarem desviar da “rota de turística”. E apesar dos moradores, eles não respondiam. Apesar disso, a Cruz Vermelha ainda aparentemente formaram uma impressão positiva da cidade. A fraude contra a Cruz Vermelha foi aparentemente tão bem sucedida que passou a fazer um filme de propaganda em Theresienstadt, que servia para mostrar o quão bem os judeus viviam sob a protecção benevolente "do Terceiro Reich.

Theresienstadt foi originalmente destinado a ser a casa dos judeus privilegiados da Alemanha, Checoslováquia e Áustria. Muitos artistas de destaque da Checoslováquia, a Áustria e a Alemanha foram presos neste campo - artistas, escritores, cientistas, juristas, diplomatas, músicos e estudiosos e o acampamento era divulgado pelos nazis pela sua vida cultural rica…




É sempre impressionante visitar sítios com uma história tão tremenda mas mais pelo que sabemos se ter passado que pelo que na realidade podemos observar pois o espaço e condições são apenas uma pequena parte da terrível história...

No comments: