DINAMARCA

A Dinamarca, Danmark em dinamarquês, é um país escandinavo da Europa setentrional. É o mais meridional dos países nórdicos, a sudoeste da Suécia e a sul da Noruega e delimitado a sul pela Alemanha. As fronteiras da Dinamarca estão no Mar Báltico e no Mar do Norte.

O país é composto por uma grande península, a Jutlândia, e muitas ilhas, sobretudo Zelândia (Sjælland), Funen (Fyn), Vendsyssel-Thy, Lolland, Falster e Bornholm, assim como centenas de ilhas menores, muitas vezes referidas como o Arquipélago Dinamarquês.

A Dinamarca é um membro sénior do Reino da Dinamarca que à semelhança do Reino Unido constitui numa comunidade de nações, sendo elas a própria Dinamarca e dois países autônomos: as Ilhas Féroes no Atlântico Norte e a Groenlândia no extremo setentrional da América do Norte. O relacionamento entre os estados-membros do reino é referido como Rigsfællesskabet. Dos três membros, apenas a Dinamarca faz parte da União Europeia.

De 2006 a 2008, a Dinamarca foi classifidada como "o lugar mais feliz do mundo", com base em normas de saúde, assistência social, e educação e o Índice Global da Paz de 2009 classificou a Dinamarca como o segundo país mais pacífico do mundo, depois da Nova Zelândia. A Dinamarca também foi classificada como o país menos corrupto do mundo em 2008 compartilhando o primeiro lugar com a Suécia e Nova Zelândia. A língua nacional, o dinamarquês, é próxima do sueco e do norueguês, com a qual ele compartilha fortes laços históricos e culturais. Cerca de 9% da população tem nacionalidade estrangeira mas uma grande parte deles são provenientes de outros países escandinavos. No que diz respeito à religião, 82,0% dos habitantes da Dinamarca e 90,3% da etnia dinamarquesa são membros da Igreja Estatal Luterana.


1. COPENHAGA

Copenhaga em dinamarquês København, que significa "porto do mercador" é a capital e maior cidade do país. Tem sido repetidamente reconhecida como uma das cidades com melhor qualidade de vida do planeta e também é considerada uma das cidades mais ecológicas do mundo, com a água no interior do porto da cidade tão limpa que pode ser usada para a natação... além disso 36% de todos os cidadãos da cidade vão de bicicleta para o trabalho todos os dias. E na verdade pude testemunhar  cada uma destas realidades... não é que tenha nadado no porto eheeh mas a cidade realmente é limpa e vêm-se bicicletas a cada esquina, recordo-me inclusicé de umas com umas espécies de berços atrás ou à frente onde pais ou mães levavam os filhos bébés...

Um dos lugares que melhor recordo é o Nyhavn, em português "porto novo", é um canal ao estilo neerlandês que foi escavado por soldados entre 1671 e 1673 para permitir o acesso dos barcos mercantes a Kongens Nytorv, os mercadores instalaram-se ali e começou a era de ouro de Nyhavn. Os dias de prosperidade chegaram ao fim no início do séc. XIX, quando os mercadores abandonaram a zona depois do bombardeamento da cidade pela marinha inglesa em 1807, durante as Guerras Napoleónicas. Seguiu-se uma fase de decadência, em que a zona ganhou a reputação de ser um antro de prostitutas e marinheiros. Foi neste período que ali viveu durante mais de 20 anos o seu mais ilustre morador, o famoso escritor dinamarquês Hans Christian Andersen e foi aqui que escreveu os seus primeiros contos em 1835. Actualmente, quase todos os edifícios de Nyhavn foram transformados em bares, cafés e restaurantes, muitos dos quais se gabam do seu passado como bordeis. A zona transformou-se numa das mais famosas e concorridas da cidade, e basta um pouco de sol para que as pessoas vão ali para passear, sentar-se na beira do paredão ou numa das dezenas de esplanadas a beber uma cerveja, ou dar um mergulho nas águas do canal.

Outra zona que recordo bem é Kastellet, uma das melhores preservadas fortificações no Norte da Europa, construída sob a forma de um pentagrama com baluartes nos cantos. Um número de edifícios estão localizados dentro das terras Kastellet, incluindo uma igreja, assim como um moinho de vento. A área abriga diversas actividades militares, mas seu serve principalmente como um parque público e um local histórico. Ali próxima fica a famosa estátua da Pequena Sereia, um presente da cervejaria Carl Jacobsen (Carlsberg) para a cidade de Copenhaga. A Pequena Sereia simboliza o conto de fadas do autor e poeta dinamarquês Hans Christian Andersen, a história de uma jovem sereia que se apaixonou por um príncipe que vivia em terra, e muitas vezes chegou até a beira da água para procurar o seu amor. Numa das fotos abaixo podem ver a minha maninha (emprestada) Filipa, com quem estive nesta cidade durante um interail que fizemos, ao colo da estátua de Andersen à espera de ouvir uma história.

De resto recordo-me vagamente do Castelo Rosenborg, se não estou a fazer confusão essa zona é muito bonita iluminada à noite. O castelo foi construído para servir em 1606, e representa bem a arquitetura do período do rei Christian IV. Até aproximadamente 1710, o castelo era usado como residência da família real, mas após o reinado de Frederick IV, somente foi utilizado como tal em dois momentos, em 1794, quando o Palácio de Christiansborg foi incendiado, e em 1801, quando os ingleses invadiram Copenhaga. Pode ser visitado e hospeda um acervo com objetos da família real, que vão do século XV ao século XIX.




Outros pontos turísticos são: a Casa da Ópera Copenhaga, em dinamarquês:Operaen, considerada a casa de ópera mais cara já construída, o Castelo Rosenborg, o Christiania - um bairro autónomo auto-proclamado de cerca de 850 habitantes. Christiania tem sido uma fonte de controvérsia desde sua criação em 1971. O comércio de cannabis foi tolerado pelas autoridades até 2004. Desde então, medidas para normalizar o estatuto jurídico da comunidade levaram a conflitos, e as negociações continuam em curso; o Ny Carlsberg Glyptotek. - um museu de arte. A colecção é construída à volta da colecção pessoal de Carl Jacobsen (1842-1914), filho do fundador da Carlsberg Breweries. O ponto central do museu é são as esculturas das  antigas culturas do Mediterrâneo, incluindo o Egito, Roma e Grécia, bem como algumas obras de Rodin. A colecção de pintura francesa inclui obras de pintores como Jacques-Louis David, Monet, Pissarro, Renoir, Degas e Cézanne, assim como os de pós-impressionistas como Van Gogh, Toulouse-Lautrec e Bonnard...; o Palácio de Amalienborg,- a casa de inverno da família real dinamarquesa, com quatro fachadas idênticas palácio classicista com interiores rococó em torno de um pátio octogonal. Amalienborg foi originalmente construído para quatro famílias nobres, no entanto, quando Christiansborg Palace se incendiou em 1794, a família real comprou os palácios e mudaram-se para ali. Ao longo dos anos vários reis e suas famílias têm residido nos quatro palácios diferentes. Actualmente o Palácio de Christiansborg é a sede dos poderes executivo, legislativo e judiciário da Dinamarca. 

Aqui fica um posta que trouxe de Copenhaga... bonita a zona do Nyhavn, não é?



De resto a ver ainda há a Rundetårn -  uma torre do século XVII que foi construída como um observatório astronómico; e para os que queiram um pouco de animação há os Jardins Tivoli - um jardim e famoso parque de diversões, é o segundo mais antigo parque de diversões do mundo... Tivoli é atualmente o parque temático mais visitado da Escandinávia eo terceiro mais visitado na Europa.

Mais uma vez coloco aqui um postal que trouxe de lá....




Desde 2000, as cidades de Copenhaga e Malmö são ligadas por uma ponte/túnel (a ponte do Øresund), utilizada por veículos rodoviários e ferroviários. Vejam o Post da Suécia para um pouco mais de informação...





No comments: