ALEMANHA

A Alemanha, em alemão: Bundesrepublik Deutschland localiza-se na Europa Central. É limitada a norte pelo Mar do Norte, Dinamarca e Mar Báltico, a leste pela Polônia e República Checa, a sul pela Áustria e Suíça e a oeste pela França, Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos. Esta região chamada Germânia que formava a parte central do Sacro Império Romano, foi o centro da Reforma Protestante no séc. XVI. O país foi unificado pela primeira vez na Guerra Franco-Prussiana em 1871. Em 1949, após a Segunda Guerra Mundial,  foi dividida em dois estados, a Alemanha Ocidental, "República Federal da Alemanha", e a Alemanha Oriental, "República Democrática Alemã". Foi reunificada em 1990.


1. BERLIM

Berlim é a capital e um dos dezasseis estados da Alemanha. É a maior cidade do país. 

Documentada pela primeira vez no século XIII, Berlim foi sucessivamente a capital do Reino da Prússia (1701-1918), do Império Alemão (1871-1918), da República de Weimar (1919-1933) e do Terceiro Reich (1933-1945). 

Em 30 de Janeiro de 1933, Adolf Hitler foi nomeado chanceler. Hitler desejava demolir e reconstruir Berlim, no projecto conhecido como Welthauptstadt Germania (Germânia, a capital do Mundo), porém o projecto nunca seria finalizado. Em 1939 com a invasão da Polónia, iniciava-se a Segunda Guerra Mundial que se estenderia até 1945, altura em que a Alemanha perde a contenda e Berlim é invadida pelo exército Vermelho. A partir de 1940, Berlim sofreu inúmeros bombardeamentos, especialmente no último ano da guerra, tendo a maioria dos edifícios ficado em ruínas. 

Após a Segunda Guerra Mundial, as tropas americanas, britânicas, francesas e soviéticas, reunidas em Potsdam, dividem a cidade em quatro sectores. 

Após o fim da guerra, Berlim viu-se no centro da Guerra Fria e foi a protagonista de uma de suas maiores crises, conhecida como o Bloqueio de Berlim (junho de 1948 - maio de 1949), desencadeada quando a União Soviética interrompeu o acesso ferroviário e rodoviário às zonas de ocupação americana, britânica e francesa. A crise arrefeceu ao ficar claro que a URSS não agiria para impedir a ponte aérea, de alimentos e outros géneros, organizada e operada pelas três potências ocidentais. 

Em 1949 nasce, nos territórios controlados pelos soviéticos, a República Democrática Alemã, tendo por capital a zona oriental de Berlim. Os restantes sectores de Berlim ficam, assim, a constituir um enclave dentro do território da RDA. Para evitar a fuga dos berlinenses para os sectores ocidentais, o governo comunista construiu, em 1961, o muro de Berlim muro com cerca de 150 km de extensão, envolvendo os restantes sectores. Quem tentasse ultrapassá-lo era imediatamente morto. Durante o período entre 1961 e 1989, a capital da Alemanha ocidental, ou República Federal Alemã, foi Bona 

A partir de 1989, as mudanças políticas que ocorrem na Europa Oriental levaram à queda do muro de Berlim e à abertura das fronteiras entre a RDA e RFA. Em 1990, a Alemanha reunifica-se e Berlim recupera o seu estatuto, como a capital da República Federal da Alemanha. 

De então para cá, a cidade tem vindo a sofrer uma completa transformação urbanística, com a reconstrução e reabilitação de edifícios históricos e a edificação de novos bairros voltados para o século XXI, aproveitando, especialmente, as zonas anteriormente ocupadas pelo Muro. Berlim é hoje em dia uma cidade cosmopolita, lar de pessoas de quase todas as nacionalidades e um dos mais influentes centros de política, cultura e ciência europeia.





Penso que a maior parte das pessoas não faz a mínima ideia de que Berlim é uma cidade bem bonita. A ideia que tenho de Berlim é de ser uma cidade espaçosa, bem arquitectada, cheia de edifícios e monumentos colossais, bonitos jardins e palácios... O trabalho de reconstrução, da zona central, feito depois da guerra foi sem dúvida extraordinário.

Dos pontos de interesse de Berlim começo por referir aqueles que se prendem mais marcantemente com o holocausto, a guerra e o pós-guerra.

A Bebelplatz é uma praça histórica cercada por magníficos edifícios como a Catedral de St. Hedwig e da Ópera Estatal. A praça é no entanto mais conhecida como o local onde em Maio de 1933 membros da SA, SS, os estudantes nazis e grupos de juventude de Hitler, queimaram cerca de 20.000 livros, incluindo obras de Thomas Mann, Erich Maria Remarque, Heinrich Heine, Karl Marx e muitos outros autores... Hoje, um memorial por Micha Ullman consistindo de uma placa de vidro dando uma visão de estantes vazias, marca o local. Uma frase de Heinrich Heine esta gravado no local: "Onde se queimam livros, no limite também se queimam pessoas"... Os alunos da Universidade Humboldt realizam uma venda de livros anual na praça para marcar o aniversário deste acontecimento. 

Todos sabemos ao que levou a filosofia nazi e o Memorial às Vitimas do Holocausto é uma impressionante lembrança. É uma floresta ondulante de 2.711 placas de cimento, cada uma de um tamanho diferente. É impressionante... Um outro memorial na cidade é o Neue Wache. Originalmente construído como uma casa de guarda em 1818 este edifício neoclássico foi transformado em 1991 num memorial às vítimas da guerra. Existe mais um memorial no Tiergarten, um grande parque no centro de Berlim, é um Monumento aos Soldados Soviéticos, que lembra os cerca de 300.000 soldados do Exército Vermelho que morreram durante a batalha de Berlim na Segunda Guerra Mundial. Foi erguido apenas alguns meses depois da captura de Berlim em 1945. Também neste parque ainda podemos ver o Siegessäule que é uma coluna de 69 metros de altura com uma estátua dourada da Deusa da Vitória no topo. Apesar deste monumento ter um significado anterior à Segunda Guerra Mundial o facto de falar de Victória não deixa de nos remeter também para essa altura… Foi desenhado depois de 1864 para comemorar a vitória da Prússia na guerra Dinamarca-Prussia, mas no momento em que foi inaugurado em 1873, a Prússia também tinha também derrotado a Áustria na Guerra Austro-Prussiana (1866) e a França na Guerra Franco-Prussiana (1870-1871), dando à estátua um propósito mais abrangente... Estas vitórias, mais tarde chamadas guerras da unificação, inspiraram a adição da escultura de bronze de Victoria, com 8,3 metros de altura e 35 toneladas. Os Berlinenses, com sua predilecção por dar apelidos aos edifícios chamam-lhe a Goldelse que significa algo como "Golden Lizzy". 

A Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis-Kirche, uma igreja do século XIX parcialmente destruída é também um lembrete constante da devastação da guerra. A igreja moderna foi construída 1960 ao lado da torre destruída. É uma visão surpreendente… 



O marco mais importante do pós-guerra é a divisão da cidade pelo Muro de Berlim, a chamada "faixa da morte" pois que ousasse atravessá-lo no lado oriental corria o risco de ser baleado. A lembrar esta época temos dois locais a visitar: O que resta do Muro de Berlim e o Checkpoint Charlie. A maior parte do Muro de Berlim foi demolida em 1989 mas há uma parte que permanece. Os cerca de 1 kms da East Side Gallery (galeria do lado oriental) são a parte mais importante ainda de pé. Localizada perto do centro de Berlim, a Galeria é composta de 105 pinturas de artistas de todo o mundo, pintadas no lado leste do Muro em 1990,. É possivelmente maior e mais duradoura galeria ao ar livre do mundo. As pinturas que remetem para um monumento internacional à liberdade, tendem a marcar o tempo de mudança e de expressar a euforia e grandes esperanças para um futuro melhor e livre para todos os povos do mundo. Em 2006, para facilitar o acesso ao rio Spree, uma seção de 40 metros foi movido um pouco para oeste, paralelamente à posição original. O Checkpoint Charlie era um dos três postos de controlo no Muro de Berlim, e foi o local de um impasse entre os tanques americanos e russos em 1961. Tornando-se também num dos símbolos mais famosos da era da Guerra Fria.




É impossível não ver vestígios do passado em qualquer parte de Berlim contudo deixando um pouco de lado o tema anterior passo às restantes zonas e monumentos mais marcantes da cidade… A não perder:

Reichstag (Parlamento Federal. O edifício histórico Reichstag que foi reconstruído depois da queda do Muro de Berlim. A cúpula original, foi substituída por um moderno vidro. Desde 1999, o prédio serve novamente como sede do Parlamento da Alemanha. 




A Unter den Linden com as suas bonitas árvores de tília é uma das mais importantes artérias da cidade. Esta prestigiada avenida larga alinhada com impressionantes edifícios históricos liga Ponte do Palácio na Ilha dos Museus, ao Portão de Brandenburger , originalmente um portão na cidade de Berlim. Desde a queda do Muro este monumento tornou-se o símbolo de uma Berlim reunificada. A Schloss Brücke ou Ponte do Palácio conecta a Unter den Linden ao Palácio de Berlim. A ponte esta adornada com oito estátuas que retractam a vida de um guerreiro heróico, desde sua juventude até à morte. Ilha dos Museus (Museumsinsel), Património Mundial é o lar da Berliner Dom, uma catedral barroca construída entre 1894 e 1905. Severamente danificada durante a guerra, reabriu em 1993 e de cinco museus bem próximos um dos outros. O Museu Pergamon, inaugurado em 1930, possui uma porta da Babilónia e do Altar de Pérgamo entre muitas outras atracções. Outro magnifico museu é o Altes Museum (Museu Antigo), lar de uma colecção de artefactos romanos, gregos e egípcios. A Antiga Galeria Nacional é outro museu da ilha. Situada num edifício neoclássico - tem uma colecção de pinturas maioritariamente do século XIX e esculturas.




Outros locais famosos em Berlim são:

A Ponte Oberbaumbrücke. Durante a Guerra Fria esta ponte de torres gémeas do século XIX foi utilizada uma passagem de fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental. A ponte e suas torres pitorescas foram restauradas à sua glória pré-guerra na década de 1990.

A Gendarmenmarkt, uma das praças mais bonitas da Europa, é delimitada por três magníficos edifícios: o Konzerthaus, Französischer Dom e Deutscher Dom.

A Alexanderplatz, uma praça famosa, no centro de Berlim (Mitte) foi usado como um pódio para as ambições de arquitectura da RDA. A Berliner Fernsehturm com 365m de altura é um dos resultados. Esta torre de televisão têm uma visão ampla sobre toda a cidade a partir de uma plataforma de observação na esfera metálica. 

Uma outra torre famosa é a Torre de Rádio de Berlim, a Berliner Funkturm inaugurada em 1926, em 1935, foi transmitido a partir de uma antena no topo da torre o primeiro programa de televisão regular no mundo. Esta torre de construção semelhante à Torre Eifel, é um monumento protegido e tem um deck e um restaurante de onde se pode disfrutar da vista circundante.

A Kurfürstendamm, uma avenida larga, é a rua de compras mais famosa de Berlim. A rua foi concebida como uma versão dos Champs-Elysees de Berlim. E continuando nas compras o Europa Center quando abriu em 1963 foi um dos centro comerciais da Europa mais moderna. Um símbolo da Alemanha do pós-guerra, o centro ainda é um dos marcos históricos de Berlim.

A Karl-Marx-Allee é uma avenida larga originalmente conhecido como o Stalin-Allee. A rua monumental está alinhada com blocos de apartamentos no típico estilo neo-clássico socialista.

O cruzamento mais movimentado da Europa, a Potsdamer Platz foi completamente destruída após a guerra. Em 1998, a nova praça cheia de edifícios modernos, foi oficialmente aberta.




Outros pontos de interesse:

O Nikolaiviertel é um bairro histórico em Berlim popular entre os turistas graças à recriação de casas históricas e ruas pedestres. No centro fica a Nikolai Kirche, a igreja mais antiga de Berlim.

O Rotes Rathaus é um grande edifício de tijolo encarnado em estilo renascentista. Foi construído no século XIX como Câmara, uma função que ainda serve. A sua fachada esta decorada com um friso longo, com cenas da história da cidade.

O Höfe Hackesche é um pátio engraçado, outrora pátios como estes eram comuns na cidade mas agora são uma raridade. As decorações elaboradas jugendstil fazem deste pátio uma atracção popular.

A Haus der Kulturen der Welt - A Casa das Culturas do Mundo foi a contribuição dos Estados Unidos para a exposição Internacional de Construção de 1957. O edifício é apelidado de "a ostra", devido à sua forma peculiar.

A Sinagoga Neue é um magnífico edifício do século XIX. Destruída em 1938, a maior sinagoga alemã só foi reconstruída em 1995.

A Friedrichswerdersche Kirche, construída no século XIX foi a primeira igreja neo-gótica de Berlim. A Nave do edifício é usada como um museu que exibe uma bela colecção de esculturas do século XIX.

A Chancelaria Federal faz parte de um complexo construído no final do século XX para instâncias governamentais que foram realocadas da ex-capital de Bonn para Berlim.

O Kulturforum é o lar de cerca de dez instituições culturais, dos quais cinco são museus. Todos estão alojados em edifícios modernos que juntos formam o centro cultural de Berlim.

A Estação Central de Berlim (Berlin Hauptbahnhof) de aço e vidro é um hub ferroviário impressionante, com 5 níveis diferentes. Foi construído no local de uma antiga estação ferroviária histórica, a Bahnhof Lehrter.

A Estátua de Frederico, o Grande, foi concluída em 1851, 20 anos após escultor Christian Daniel Rausch ter começado o desenho do monumento.




Ainda há parques e palácios a ver:

O Palácio de Bellevue (Schloss Bellevue) é agora a residência oficial do presidente alemão, este palácio foi construído em 1786 como residência de Verão para o príncipe Ferdinand da Prússia, o irmão mais novo de Frederico, o Grande

O Palácio Charlottenburg ou Schloss Charlottenburg é um palácio barroco do inicio século XVIII. Várias seções do edifício ricamente decorado estão abertas aos visitantes.

O Tiergarten , de que já falei é o maior parque de Berlim e era originalmente um campo de caça da realeza. Hoje é um parque amplo no centro da cidade, com mais de 23 km de caminhos e pontilhado com esculturas e monumentos.

O Jardim Zoológico (Zoologischer Garten) é um dos maiores do mundo. Possui cerca de 1400 espécies diferentes, incluindo pandas, gorilas, lobos, ursos polares, elefantes e muitos animais mais exóticos.

Ainda a cerca de 20 km de Berlim fica Potsdam onde podem visitar dois grandes palácios o barroco Neues Palace e o rococó Sanssouci Palace, um palácio de Verão construído em 1747 para o Friedrich, o Grande.



Outro local nos arredores de Berlim é Pfaueninsel ("Peacock Island") é uma ilha no rio Havel situado em Berlin-Wannsee, no sudoeste de Berlim, perto da fronteira com Potsdam e Brandemburgo. A ilha faz parte do Património Mundial sob a descrição Palácios e Parques de Potsdam e Berlim, e um destino popular. Pfaueninsel também é uma reserva natural e zona de protecção especial para as aves selvagens.


2. HAMBURGO

Hamburgo é conhecida por vários festivais e eventos regulares. Alguns deles são festivais de rua como a feira Alster, realizada no Binnenalster. Por acaso calhou ir a Hamburgo na altura da feira e realmente foi uma experiencia animada… 

Na verdade estive em Hamburgo só de passagem e pouco mais vi que o Binnenalster mas só isso já valeu a pena é uma zona mesmo muito bonita com o seu centro à volta de um lago…

A Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo é uma cidade-estado independente (Stadtstaat, Stadkreis)fica no norte da Alemanha, nas margens do Rio Elba no ponto mais ao sul da Península da Jutlândia, directamente entre a Europa continental a sul, a Escandinávia a norte, o Mar do Norte a oeste e o Mar Báltico a leste. Hamburgo fica exactamente no ponto onde o rio Elba encontra os rios Alster e Bille. Fazendo dela uma cidade cercada de água… A ilha de Neuwerk e duas outras ilhas no Mar do Norte também fazem parte de Hamburgo, e formam o Parque Nacional Marítimo Hamburgo Wadden. O porto é um dos maiores do mundo e a cidade é também um centro industrial de grande importância.

A área central da cidade de que estava a falar situa-se à volta de dois lagos o Binnenalster (Alster interior) e o Außenalster (Alster exterior) sendo ambos lagos formados pelo rio Alster. Nem que seja a única coisa que viistem em Hamburgo a meu ver vale a pena dar um pulinho ao Binnenalster no centro. A avenida mais popular de Hamburgo a fantástica Jungfernstieg , localizada em frente ao Binnenalster entre o Reesendammbridge e o Gänsemarkt é uma das ruas comerciais mais bonitas e requintadas de todo o mundo. O nome deriva de uma antiga tradição. Há muito tempo as famílias vinham para a Jungfernstieg aos domingos para dar um passeio com suas filhas solteiras, a palavra alemã para donzelas é "Jungfer".

Um dos edifícios que mais se destaca nesta zona é a Camâra, um edifício neo-renascentista concluído em 1896 e ricamente decorado. Com sua torre de 112 metros de altura tem na sua fachada imagens dos imperadores do Sacro Império Romano-Germânico, pois Hamburgo, como Cidade Livre Imperial, esteve sob sua soberania. O edifício mais tradicional do Binnnalster é o Alster-Pavillon. Neste local podem tomar um café com uma vista fenomenal sobre o lago e sua fonte no meio que também se transformou em um marco especial de Hamburgo. Se estiverem a pensar em compras ali perto encontram lojas requintadas na Alsterarkaden e no Hamburger Hof.



No horizonte de Hamburgo vislumbram-se as cúpulas das principais igrejas, São Miguel, São Nicolau, S. Pedro, São Tiago e Santa Catarina) cobertas por grandes telhados de cobre.

Não deixem de visitar o antigo armazém distrital, o Speicherstadt e de fazer um passeio marítimo a partir do porto, Landungsbrücken, passando pelos canais. Os muitos canais de Hamburgo são cruzados por mais de 2500 pontes - Hamburgo tem mais pontes no seu perímetro urbano que qualquer outra cidade no mundo, mais do que Amsterdão e Veneza somadas. O norte e o sul da cidade também estão ligados por túneis, destacando-se o Túnel sobre o Elba construído em 1911 ( há um outro mais moderno) e hoje um ponto turístico onde quatro elevadores enormes em ambos os lados levam e trazem pessoas e veículos entre o túnel e a superfície. Dêem também uma espreitadela ao edifício Chilehaus, de 1922 tem a forma de um navio transatlântico, realmente numa cidade com tanta água só mesmo um prédio assim...




Hamburgo possui vários grandes museus e galerias de arte, teatros, etc como qualquer cidade europeia, distingue-se talvez pela impressionante Miniatur Wunderland, uma cidade em miniatura com 1500 m2... Eu que adoro miniaturas acho este museu o máximo...



E distingue-se também pelos dois navios museu perto Landungsbrücken testemunho - um navio de carga (Cap San Diego) e um cargueiro à vela (Rickmer Rickmers); E pelo BallinStadt um museu é dedicado aos milhões de europeus que emigraram em massa para a América entre 1850 e 1939. Os visitantes descendentes daqueles emigrantes podem procurar os seus antepassados ​​em terminais de computador.

De resto, os visitantes podem dar um passeio à noite ao redor da área de Reeperbahn no bairro St. Pauli, uma “red light district”. Os Beatles passaram na Reeperbahn no início de suas carreiras… Outros preferem o Schanze, um bairro descontraído com cafés na rua, ou um churrasco numa das Praias ao longo do rio Elba.



Optem pelo lugar que optarem, não deixem de experimentar alguns pratos típicos originais: o Birnen, Bohnen und Speck "pêras, feijão e bacon". O prato é um tipo de ensopado, em que-como o nome indica, os ingredientes principais são pêras, feijão e bacon também leva batatas. A Aalsuppe um guisado de enguias com sabor agridoce. Bratkartoffeln batatas fritas na frigideira com bacon e cebola, A Finkenwerder Scholle solha cozida no forno com um molho feito de bacon, cebola e camarões e a Labskaus, carne guisada em caldo de carne e depois picada com a beterraba, cebola, batata cozida e arenque e por vezes presunto. Finalmente, a base é frita em banha. O prato tornou-se um favorito dos marinheiros e pescadores durante o tempo dos grandes navios e agora é comumente servido em restaurantes na costa Norte da Alemanha. Assim como os dinamarqueses e outros povos da região os habitantes de Hamburgo têm uma predilecção por sanduíches de todos os tipos, especialmente coberto com peixe frio-fumado ou em conserva. O hambúrguer americano com o pão Rundstück parece ter desenvolvido a partir da Frikadelle de Hamburgo: uma fritura feita a partir de uma mistura de carne moída, embebida em pão, ovo, cebola picada, sal e pimenta, geralmente servido com batatas e legumes, como qualquer outro pedaço de carne num pão. O Dicionário Oxford define um bife Hamburger, em 1802 como um pedaço às vezes fumado e salgado de carne, que, segundo algumas fontes, veio de Hamburgo para a América. Como doces há o Franzbrötchen, uma espécie de croissant feito com canela e Rote Grutze uma espécie de pudim de frutos vermelhos. E para beber uma Alsterwasser , uma mistura de cerveja e limonada gasosa (Zitronenlimonade), ginger ale ou outra gasosa.

E se se fartarem do azul da água e precisarem de mais um pouco de verde têm o Alter Botanischer Garten é um jardim botânico histórico, localizado no parque Planten Blomen, que agora consiste basicamente de estufas e o Universität Hamburg Botanischer Garten é um jardim botânico moderno mantido pela Universidade de Hamburgo. Para um verde mais radical no distrito de Neugraben-Fischbek está o ponto mais alto de Hamburgo, o Hasselbrack, com 116,2 metros. 



Um postal que trouxe de Hamburgo... Realmente o Binnenalster é um local fabuloso de dia e noite e muito animado durante a Feira de Alster.






3. COLÓNIA


Colónia, em alemão: Köln é a quarta maior cidade da Alemanha, depois de Berlim, Hamburgo e Munique.

A cidade é famosa pela Magnífica Catedral de Colónia (Kölner Dom) uma das maiores igrejas do mundo A catedral tem um comprimento de 144,6 metros e quase no seu ponto mais largo mede mais de 86 metros. A fachada frontal é dominada por duas torres de 157 metros. É o marco mais famoso da cidade e serve como a sede do Arcebispo de Colónia. Esta listada como. Património Mundial da UNESCO, como "trabalho excepcional do génio criativo humano."

Dedicada a São Pedro e à Virgem Maria, a Catedral de Colónia foi originalmente construída para abrigar as relíquias dos três Reis Magos, que foram dadas ao Arcebispo de Colónia, em 1164. A construção começou em 1248 e foi consagrada em 1322. Depois disso, no entanto, houve grandes pausas na construção. Um guindaste pairou sobre a Torre Sul do catedral por mais de 400 anos, à espera de alguém que tomasse a iniciativa para completar a estrutura. Em 1842, com a ajuda do Estado Prussiano - que viu a catedral como símbolo de unificação alemã o trabalho foi retomado, usando técnicas de construção novas e mais rápidas. Ficou terminada finalmente em 1880. A Tragédia veio, no entanto, durante a Segunda Guerra Mundial. A Catedral de Colónia foi atingida por cerca de 70 bombas e foi severamente danificada. Os reparos feitos depois da guerra só foram concluídos em 1956.

O exterior está decorado com uma abundância de estátuas, pináculos, gárgulas. A porta mais antiga da Catedral é o Portal de S. Pedro. Já lá dentro podem ver o Sarcófago dos Magos, um relicário feito de prata e jóias douradas, onde estão três crânios coroados a ouro que se acredita serem os dos Sábios que visitaram Jesus em Belém. Também no interior, os encontra-se a Cruz de Gero (Gero Kreuz), esculpida em 976 AD um crucifixo monumental. Outras obras notáveis ​​da arte incluem os santos padroeiros de Köln, pintados em 1442, a Madonna de Milão, uma bela escultura em madeira trabalhada no final do século XIII; Também dignos de nota são os grandes vitrais, que cobrem uma área de aproximadamente 10.000 metros quadrados e permitem que alguma luz natural para entre no edifício. A mais antiga janela na catedral - conhecida como o Bibelfenster Älteres está na capela dos Reis Magos. Pode-se visitar a torre sul, que tem uma plataforma de observação a 97 metros. Mas preparem-se para uma subida de 509 degraus... Durante a longa subida passa-se por oito sinos, incluindo os Petersglocke com 24 toneladas de peso.



Mas há mais para ver... 

Porque Colónia está localizada nas duas margens do Reno, há sete pontes que cruzam o majestoso rio, a Hohenzollernbrücke é a mais famoso, graças em parte à sua localização perto da catedral e também por ser a mais antiga construída entre 1907 e 1911.

Muitos dos portões monumentais que faziam parte da muralha da cidade antiga medieval ao redor de Colónia foram preservados. A mais impressionante destas portas é a Hahnentorburg, construída em meados do século XIII. A Câmara de Colónia é um magnífico complexo no coração da cidade velha. A sua torre gótica está decorada com mais de 100 esculturas. O Alter Markt é um mercado histórico, próximo da Câmara. A praça é popular pelos seus muitos cafés com esplanadas ao ar livre. Festas populares da cidade como o carnaval começam nesta praça.

A Gross St. Martin é uma das doze igrejas românicas de Colónia. Graças à sua enorme torre, a igreja é também uma das mais imponentes e até a conclusão da catedral, foi um dos símbolos mais importantes da cidade. O Overstolzenhaus é um magnífico exemplo da arquitectura românica secular. Construído no início do século XIII por uma família abastada de comerciantes, é uma das mais bem preservadas casas românicas na Alemanha. O Gürzenich, uma estrutura gótica construída no século XV como um salão de festa, é um dos edifícios seculares mais históricos de Colónia. É actualmente usado como um salão de congressos, sala de concertos e centro de eventos.

O edifício neo-gótico no número 4 da Glockengasse é o lar da famosa Eau de Cologne nr 4711. O número 4711 refere-se ao número de casa atribuído durante a ocupação francesa no final do século XVIII. O endereço oficial da Casa 4711 é agora Glockengasse nr 4. A história do perfume remonta a 4711 de 1792, quando, segundo a lenda, Wilhelm Mülhens recebeu a receita para uma fragrância de um monge como presente de casamento. Mühlens tentou vender seu perfume com o nome de Farina, uma marca popular criada pelo italiano Giovanni Maria. Mühlens foi ordenado pelo tribunal para parar de usar o nome Farina, mas o seu filho e neto continuaram a usá-lo até que uma ordem judicial em 1881 fez Ferdinand Mülhens, neto de Wilhelm mudar finalmente o nome. Como nessa altura a fábrica de Mülhens estava numa casa a que tinha sido dado o número 4711, Ferdinand decidiu usar esse número como o nome do perfume da empresa. A decisão de usar esse número foi peculiar, uma vez que a empresa passado pouco tempo se mudou dali… A verdade é que a Empresa Mülhens começou a prosperar e o 4711 tornou-se mundialmente famoso, o perfume era usado até mesmo por membros da realeza. A casa foi completamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, mas em 1963 foi reconstruída num local diferente na mesma rua. O piso térreo da casa é o lar de uma loja que vende o famoso perfume. No primeiro andar há um pequeno museu que documenta a história da Eau de Cologne 4711.

Colónia também é conhecida pela Universidade de Colónia (Köln Universität zu) uma das maiores e mais antigas universidades da Europa. Colónia é um importante centro cultural e tem uma cena artística vibrante. Tem mais de 30 museus e centenas de galerias e feiras.




E mais um postal da viagem...



No comments: