BULGÁRIA

A Bulgária, em búlgaro България, Bâlgariya é um país dos Balcãs, com a Roménia a norte, a leste o Mar Negro, a sul a Turquia e Grécia e a oeste a Macedónia e Sérvia.

Entrou em guerra contra o Império Bizantino por diversas vezes mas não resistiu à invasão do Império Otomano no séc. XIV. Recuperou a independência em 1908 e combateu ao lado das nações que vieram a ser derrotadas nas grandes guerras e ficou sob a influência da União Soviética, tornando-se uma república popular em 1946. O governo comunista terminou em 1990.


1. SOFIA

Da Bulgária só conheço a capital, Sofia, em búlgaro София, nome que vem de uma mártir cristã que foi obrigada a presenciar a tortura e morte das suas três filhas por ordens do imperador romano Adriano, no início do século II.

O que me marcou mais em Sofia foi a visita a uma igreja ortodoxa, até aqui acho que ainda nunca tinha estado em nenhuma...A maioria dos búlgaros (82.6%) pertencem à Igreja Ortodoxa Búlgara. Outras denominações religiosas incluem o Islão (12,2%), várias denominações protestantes (0,8%) e o Catolicismo Romano (0.5%); com outras religiões, ateus e pessoas de religião indeterminada com 4,1%. Devem visitar a Catedral de Alexandre Nevsky, uma das maiores Igrejas ortodoxas do mundo, em búlgaro Храм-паметник Свети Александър Невски. Dedicada ao santo com o mesmo nome, tem altura de 45 m; com o campanário, que tem doze sinos, mede 50,52 metros. Ocupa uma área de 3170 m² e pode conter mais de 5000 pessoas no interior. O interior é em estilo italiano, decorado com alabastro e muitos materiais preciosos. É interessante ver as diferenças relativamente às igrejas Católicas...

Outra Igreja famosa é a Igreja de São Jorge, Ротонда "Свети Георги" uma igreja cristã primitiva em tijolo com o feitio de um cilindro e que é considerado o prédio mais antigo em Sofia. Construído pelos romanos no século IV, é famosa principalmente pelos magnificos frescos do século X, XII e XIV da cúpula central.

Ainda de interesse são a Catedral de Sveta-Nedelya, que foi objeto de um atentado em 1925, a Mesquita de Banya Bashi, a Sinagoga de Sofia, a maior dos Balcãs, a Igreja Russa de St. Nicholas e a Igreja de Boyana, nos arredores da cidade.






Depois da liberação da Bulgária do domínio otomano em 1878 e do estabelecimento de uma monarquia búlgara, o Knyaz Alexandre I de Battenberg convidou arquitetos do Império Austro-Húngaro para dar forma a nova aparência arquitetónica à cidade. Entre os edificios mais importantes construídos neste período encontam-se o antigo Palácio Real, hoje sede da Galeria Nacional de Arte e do Museu Etnográfico Nacional (1882); o Teatro Nacional Ivan Vazov (1907); o antigo Serviço de Impressão Real, hoje a Galeria Nacional de Arte Estrangeira; a Assembleia Nacional da Bulgária (1886), a Academia Búlgara de Ciências (1893), entre outros. A Casa dos Sete Andares de Barón Gendovich foi um dos primeiros prédios construídos na cidade e foi concluído en 1914.

Depois da Segunda Guerra Mundial e do estabelecimento de um governo comunista na Bulgária emergiram edifícios públicos típicos do Classicismo Socialista e novos bairros de torres de cimento e prédios pré-fabricados de apartamentos. Depois da abolição do comunismo em 1989, foram construídas zonas comerciais, arranha-céus de escritórios bairros inteiros e zonas residenciais de classe alta. O Centro Comercial de Sofia, com a Torre Sofia e o primeiro Cine IMAX na Europa Oriental.

Lembro-me de ter achado Sofia uma cidade com uma zona central bonita mas de resto e em contraste um pouco pobre e até talvez desinteressante...

Trouxe um postal desta viagem que coloco aqui...




Uma curiosidade é que o país tem um número de ciganos estimado entre 200.000 e 450.000. Cigano é um exônimo para roma "homem" e designa um conjunto de populações nômades que têm em comum a origem indiana e lingua romani. Essas populações constituem minorias étnicas em inúmeros países, entre a Índia e o Atlântico, e são subdivididos em diversos grupos étnicos.

O Maciço Vitosha, está localizado próximo a Sofia. Alcança 2.290m de altitude. Vitosha é um dos símbolos da cidade e o lugar mais próximo para alpinismo e esqui. O território da montanha inclui o Parque Nacional Vitosha, o parque nacional mais antigo dos Balcãs, e que abrange as partes mais freqüentemente visitadas.


No comments: