A Sérvia em sérvio Србија (Srbija) cuja capital é Belgrado, é um país da ex-Jugoslávia, localizado no sudeste da Europa, na região balcânica.
Faz fronteira a sudoeste com Montenegro a oeste com a Bósnia e Herzegovina, a noroeste com a Croácia e ao sul com a Macedônia e Albânia, ao leste com a Romênia e a Bulgária e ao norte com a Hungria. A província do Kosovo, no sul, proclamou sua independência unilateralmente em 17 de Fevereiro de 2008, mas o governo sérvio não a reconhece.
Viajem! Seja para a Europa, América, África, Ásia, Médio Oriente, para onde for, mas viajem. Partam à aventura com ou sem nada marcado, com itinerários muito ou pouco rígidos, mas explorem. Partam para destinos muito ou pouco familiares, sozinhos ou acompanhados, mas vão. Contactem com as pessoas, vejam como vivem, mas experimentem. Mergulhem nas outras culturas, comparem com a vossa, mas aprendam. Cada viagem traz um mundo de oportunidades, aproveitem-nas...
SÉRVIA
É uma ex-república jugoslava, tendo integrado, até Junho de 2006, uma confederação com Montenegro denominada Sérvia e Montenegro. Nesse ano, declarou sua independência, 2 dias após Montenegro ter feito o mesmo. No entanto, a Sérvia foi reconhecida como o estado sucessor da união que sucedeu à República Federal da Jugoslávia.
1. BELGRADO
Belgrado, Београд em sérvio, é a capital e maior cidade da Sérvia e do território da ex-Iugoslávia , e está localizada na confluência dos rios Danúbio e Sava, no norte da Sérvia, onde a planície da Panônia se limita com a região da península balcânica.
É uma das cidades mais antigas da Europa,tendo sido o berço da cultura pré-histórica mais importante da Europa, a cultura Vinča. Na Antigüidade, cidade foi alcançada pelos gregos, fundada e nomeada pelos celtas como Cidade Branca, depois colonizada pelos romanos e definitivamente ocupada por sérvios brancos a partir da década de 600.
Depois da abertura económica iniciada em 2000, Belgrado voltou a receber um número progressivamente maior de turistas. Tornou-se conhecida nos países vizinhos como uma cidade de vida noturna diversificada e barata. Jovens de países próximos (especialmente das ex-repúblicas da Iugoslávia) viajam centenas de quilómetros para desfrutar os cafés a céu aberto, os bares nas balsas do rio Sava, a gastronomia das kafanas, a música popular, e o ambiente underground.
Alguns das regiões e monumentos históricos que despertam mais atenção são a Skadarlija, o Kalemegdan (ou Fortaleza de Belgrado), o Templo de São Sava, a Catedral de São Marcos, a Terazije, a Rua do Príncipe Miguel, a Praça Nikola Pašić, entre outros. Na verdade só me lembro mesmo é da bonita vista da ponte e da cidade ser bonita com as luzes noturnas...
2. BALCÃS
O termo deriva da palavra turca para montanha e faz referência à cordilheira dos Balcãs, que se estende do leste da Sérvia até ao mar Negro. Guardo a recordação de passar por estas montanhas e ficar surpreendida com a beleza de algumas zonas...
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment