Limitada a norte e oeste pela Croácia, a leste e a sul pela Sérvia, e a sul pelo Montenegro, tem uma minúscula extensão de litoral, no Mar Adriático. É composta por duas entidades politicamente autónomas, a Federação da Bósnia e Herzegovina (croato-bosníaca) e a República Sérvia ou Sprska (que não deve ser confundida com a Sérvia propriamente dita).
A capital da Bósnia Herzegóvina é a cidade de Sarajevo.
1. NEUM
Na verdade o dizer que estive neste país apesar de ser verdade é um bocado esticar a história eheh é que na verdade só atravessei Neum, região que corta o território croata em duas partes no litoral Adriático. Neum é a única cidade costeira da Bósnia e Herzegovina. São 24,5 quilómetros que constituem o único acesso ao mar do país.
Em função do fato de haver necessidade de cruzar-se o território da Bósnia e Herzegovina para passar-se entre os dois teritórios croatas, o governo croata planeou construir uma ponte entre as cidades croatas de Pelješac e Klek. Essa ponte deveria ter uma grande elevação para permitir um bom porto Bósnio em Neum e não violar os direitos Bósnios em relação às as Leis Internacionais do Mar, essa construção da ponte foi está em standby até que se chegue a um correcto acordo sobre o assunto.
No comments:
Post a Comment