BÉLGICA

A Bélgica, em holandês België, em francês Belgique e em alemão Belgien fica na Europa Ocidental. O nome é derivado de Gallia Belgica, uma província romana na parte setentrional da Gália, que era habitada pelos Belgae, uma mistura de povos Celtas e Germânicos.

Hospeda a sede da UE, bem como as de outras grandes organizações internacionais, incluindo a NATO.

As duas maiores regiões da Bélgica são a região de língua holandesa da Flandres no norte, com 59% da população e a região francófona da Valónia no sul, habitada por 31% dos belgas. A região de Bruxelas, oficialmente bilíngue, é um enclave de maioria francófona na Região flamenga e tem 10% da população. Ainda existe uma pequena comunidade de língua alemã existe no leste da Valónia.

Historicamente, Bélgica, Holanda e Luxemburgo eram conhecidos como os Países Baixos, nome utilizado para designar uma área um pouco maior do que o actual grupo de países chamado Benelux. Do final da Idade Média até o século XVII, o país era um próspero centro de comércio e cultura. A partir do século XVI até a Revolução Belga em 1830, muitas batalhas entre as potências europeias foram travadas na área da actual Bélgica, fazendo com que o país fosse apelidado de "campo de batalha da Europa". Após a sua independência, a Bélgica participou da Revolução Industrial e, no final do século XIX, possuía várias colónias em África. A segunda metade do século XX foi marcado pela ascensão de conflitos entre os flamengos e os francófonos, alimentados por diferenças culturais e por uma evolução económica assimétrica entre os Flandres e a Valónia. Estes conflitos, ainda activos, têm causado profundas reformas do Estado unitário ex-belga para um estado federal.


1. BRUXELAS

Bruxelas, em francês Bruxelles, é a capital da Bélgica e da União Europeia. Começou por ser uma cidade-fortaleza do século X, fundada por um descendente de Carlos Magno e desde o fim da Segunda Guerra Mundial tem sido um centro principal para a política internacional. Ali estão as principais instituições da UE, bem como a sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN ou NATO), e a cidade tornou-se a casa poliglota de numerosas organizações internacionais, políticos, diplomatas e outros funcionários públicos.

A arquitectura, em Bruxelas, é muito variada e abrange desde as construções medievais aos prédios pós-modernos das instituições da UE. As principais atracções incluem a Grand Place, desde 1988, património mundial da UNESCO, com a câmara municipal gótica no centro. Ali próximo fica o Manneken Pis, uma pequena, minúscula fonte de bronze de um menino que faz xixi que é uma famosa atracção turística e símbolo da cidade. Eu esperava ver uma grande fonte e é mesmo muito pequena, por vezes está vestida com roupas alusivas a qualquer ocasião especial. Nesta zona do centro podem encontrar-se uma série de Casas Típicas Flamengas (da região da Flandres que é toda a região norte da Bélgica, onde se fala o neerlandês, língua conhecida popularmente por holandês, cuja modalidade local é conhecida como flamengo e cujos falantes são designados flamengos).

Outros marcos famosos são o Palácio Real, a Catedral de St. Michael St. Gudula e o Castelo de Laeken com as suas grandes estufas e o Atomium é uma estrutura simbólica com 103 metros de altura que foi construída para a Feira Mundial de 1958. É constituída por nove esferas de aço ligadas por tubos, constituindo a forma da célula unitária de um cristal de ferro ampliado 165 bilhões de vezes. As esferas com 18 metros de diâmetro e facilmente alcançadas por escadas rolantes, contêm salas de exposições e outros espaços públicos e a esfera superior oferece uma vista panorâmica de Bruxelas. O arquitecto, A. Waterkeyn dedicou o edifício à ciência. Ao lado do Atomium existe o Parque Mini-Europa, com maquetes de edifícios famosos de toda a Europa a uma escala de 1:25.

Outros locais que podem ter interesse visitar são: Parque Cinquentenário com seu arco triunfal, a Basílica do Sagrado Coração, a Bolsa de Bruxelas, o Palácio da Justiça e os edifícios das instituições da UE no Bairro Europeu.




Existe ainda uma grande variedade de museus: o Museu de Arte Moderna; o Museu Real de Belas Artes com uma extensa colecção de pintores Bruegel, Rogier van der Weyden, Robert Campin, Anthony van Dyck e Jacob Jordaens; o Museu Magritte que abriga a maior coleção do mundo de obras do surrealista belga René Magritte que estudou em Bruxelas; o Museu do Exército e o Comics, o museu da banda desenhada. É que a cidade é também a capital da BD alguns personagens são estimados como Lucky Luke, Tintin, Cubitus, Gaston Lagaffe e Marsupilami e ao longo das muralhas da cidade e em algumas estações do metro podem ver-se pintados por artistas. O Comics  está situado na antiga loja de departamentos Waucquez, desenhado pelo impressionante arquitecto Victor Horta em estilo Art Nouveau.

Na verdade alguns edifícios da cidade foram desenvolvidos durante o auge da Art Nouveau, e há muitos prédios neste estilo. Bons exemplos são Schaerbeek, Etterbeek, Ixelles e Saint-Gilles. Outro exemplo de Art Nouveau em Bruxelas é o Palácio Stoclet, pelo arquitecto vienense Josef Hoffmann. Os edifícios modernos de Espace Leopold completam o quadro.

Bruxelas é ainda conhecida pelas suas Waffles, Chocolates (eu sou apaixonada por chocolate belga) e bombons frescos, Batatas fritas, Mexilhões (geralmente como "moules frites", servido com batatas fritas), e inúmeros tipos de Cervejas. Além da selecção regular de cerveja belga, podem experimentar o famoso estilo de cerveja Lambic que só é fabricada nesta região. Destas a Kriek (cerveja cereja) goza de uma popularidade excepcional.

Embora historicamente a língua usada fosse o holandês, Bruxelas tornou-se cada vez mais francófona ao longo dos séculos XIX e XX. A principal razão para isso foi a pressão política, administrativa e social, baseado em parte no baixo prestígio social da língua holandesa.



No comments: