ANDORRA

Andorra é um pequeno país europeu localizado num enclave nos Pireneus entre o nordeste da Espanha e o sudoeste da França. Antes isolado, o principado é hoje um país próspero principalmente devido ao crescimento do turismo e por seu status de paraíso fiscal.

Andorra também o sexto menor país da Europa, maior apenas que Malta, Liechtenstein, São Marinho, Mónaco e Vaticano.

Este principado é o único país do mundo cuja única língua oficial é o catalão. No seu território também são falados o castelhano, o português e o francês, nesta ordem.


1. ANDORRA-A-VELHA

A capital é a cidade de Andorra-a-Velha ou Andorra la Vella está localizado nos Pirineus, entre a França e a Espanha. A principal indústria é o turismo, embora o país também ganhe por ser um paraíso fiscal. Acho que já estive em Andorra umas tantas vezes de passagem para férias de ski mas sinceramente pouco mais me lembro que as ruas cheias de lojas...






2. PAS DE LA CASA  E GRAU ROIG

El Pas de la Casa é uma estância situada na fronteira com França marca o divisor de águas dos Pirenéus e em uma elevação de 2.408 m, é um dos pontos mais altos da rede rodoviária transeuropeia. O passe éignorada pelo Túnel Envalira. : É a estância mais alta de Andorra, tem o melhor recorde de neve atraindo um grande número de desportistas. A vida noturna é particularmente orientada para jovens, e a prevalência de pistas encarnadas talvez torne a mais adequada para esquiadores mais avançados que para iniciantes ou intermediários.

Faz ligação com a aldeia de Grau Roig podendo esquiar-se facilmente até lá ou nas pistas ali à volta...

Não sei se estou a confundir mas acho que me fartei de esquiar fora de pista, tenho a ideia que se encontram boas ligações entre pistas de neve virgem e também tenho ideia de ter expeimentado umas pistas pretas emocionantes qb... ahah

Não fotografias a não ser uma ou duas, uma delas do meu ex-namorado Zé Maria de quem ainda sou muito amiga e com quem lá estive acho que numa viagem em que fomos com uns primos dele.




Assim de repente é o que me lembro de conhecer em Andorra...

No comments: